Vem aí o Seminário Tecendo Conexões: Interfaces entre Psicologia, Serviço Social, Sistema de Justiça e Sociedade Civil na Execução Penal

Evento conjunto entre CRESS-SP e CRP SP será realizado no dia 24/02, na cidade de São Paulo

Estão abertas as inscrições para o Seminário Tecendo Conexões: Interfaces entre Psicologia, Serviço Social, Sistema de Justiça e Sociedade Civil na Execução Penal. O evento acontece no dia 24/02 (sábado), das 08h30 às 16h00, no auditório Alceu Amoroso Lima, localizado na PUC/SP.

Esse evento tem por objetivo promover a integração entre Psicologia, Serviço Social, Sistema de Justiça e a sociedade civil por meio da partilha de experiências e da realização dos debates sobre os desafios para atuação de psicólogas, psicólogos e assistentes sociais no contexto das prisões, a partir da concepção de que a colaboração interdisciplinar é fundamental para desenvolver estratégias na execução penal.

O Seminário será realizado em modalidade híbrida, sendo destinadas 120 vagas presenciais para assistentes sociais e 290 vagas para assistentes sociais e psicólogas/os na modalidade virtual. As vagas serão destinadas prioritariamente às/aos profissionais em atuação no sistema prisional do estado de São Paulo

 As inscrições foram separadas por modalidade de participação e devem ser feitas nos links abaixo:

 

 Consulte a programação completa abaixo

Local: Auditório Alceu Amoroso Lima – Pontifícia Universidade Católica – PUC – 4º andar

Rua Ministro de Godoi, 969, Perdizes, São Paulo, SP.

Dia: 24/02/2024 (sábado)

Horário: 08h30 as 16h00

 

PROGRAMAÇÃO

08h30 as 09h00: Credenciamento

09h00 as 09h30: Mesa de Abertura

Talita Fabiano de Carvalho – CRP 06/71781. Conselheira presidenta do CRP SP. Especialista em Psicologia e Saúde e Direito Homoafetivo e de Gênero. Mestra em Psicologia e Saúde. Psicóloga clínica. Gestora Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos, Políticas Culturais e Ativista Feminista.

Patrícia Maria da Silva – CRESS 40136. Feminista Antirracista, Assistente Social, Mãe, Mestranda do curso “Mudança Social e Participação Política” – EACH/USP. Graduada em Serviço Social pela PUC SP (2008). Trabalhadora da Prefeitura de São Paulo/SP atuando na Secretaria Municipal de Habitação. Integrante do Comitê Assistentes Sociais no Combate ao Racismo; do Coletivo Ampliações; e atual presidenta do CRESS-SP gestão 2023-2026 “Nossas histórias vêm de longe, pra que o amanhã não seja só um ontem”.

Ione Aparecida Xavier – CRP 06/27445. Psicóloga. Conselheira coordenadora da Comissão de Direitos Humanos (CDH) do CRP SP. Mestra e doutora em Psicologia pela PUC Campinas.

09h30 as 11h00 – Mesa 1: Desafios e Possibilidades no trabalho do Sistema Prisional: Abordagens Interdisciplinares em Psicologia e Serviço Social.

Mediação: Fátima França- CRP 06/34604 – Psicóloga, Doutoranda em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP. Especialista em Psicologia Jurídica e membro do Laboratório de Estudos sobre Preconceito (LaEP) do Instituto de Psicologia da USP. Pesquisadora nas áreas de assistência e avaliação psicológica no contexto da justiça criminal. Docente da Uninove. Psicóloga do Sistema Penitenciário do Estado de São Paulo

Palestrantes

Representante do Conselho Federal de Psicologia (a confirmar)

Marta Eliane de Lima – CRP 06/94890. Conselheira secretária, coordenadora da Câmara de Mediação e membra da Comissão de Direitos Humanos e da Comissão de Ética do CRP SP. Especialista em Psicologia Jurídica pelo Instituto Sedes Sapientiae/SP. Atua como psicóloga no sistema prisional paulista desde 2013 e também como docente de Reintegração Social e de Relações Interpessoais e Saúde do Trabalhador na Escola da Administração Penitenciária.

Francilene Gomes Fernandes – Doutora e mestra em Serviço Social pela PUC SP.  Especialista na Política de Assistência Social. Especialista em Violência Doméstica contra Criança e Adolescente. Professora Universitária. Trabalhadora do SUAS SP. Militante do Movimento Mães de Maio. Diretora do CRESS SP Gestão 2020/2023 e 2023/2026.

Pedro José Pacheco:  Pós-doutor em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS (2017). Foi conselheiro do Conselho Regional de Psicologia do RS na gestão de 2007-2010, tendo sido presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH) e do Grupo de Trabalho Sistema Prisional. Conselheiro titular da gestão Frente em Defesa da Psicologia do CRPRS de 2019 – 2022, compondo o Núcleo do Sistema Prisional, a Comissão de Ética e coordenando a Comissão de Formação. É Consultor do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes – UNODC no Programa Fazendo Justiça, a partir do acordo firmado entre o Conselho Nacional de Justiça – CNJ e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD.

11h00 as 11h30: Mesa 02:  “Construindo enfrentamentos coletivos: Psicologia, Serviço Social e Órgãos Sindicais reforçando parcerias”

Mediação: Marta Eliane de Lima Conselheira Secretária do CRPSP

Rogério Gianini- Presidente do Sindicato das Psicólogas e dos Psicólogos de São Paulo (SinPsi).

Fábio Jabá- Presidente do Sindicato dos funcionários do sistema prisional de São Paulo

11h30 as 12h00: Debate

Intervalo: 12h00 as 13h00

13h00 as 15h00: Mesa 03: Diálogo pela defesa dos direitos da população carcerária: Serviço Social, Psicologia, Órgãos de Justiça e Sociedade Civil unindo esforços por um sistema prisional mais democrático.

Mediação: Dina Alves – Advogada e ativista por Direitos Humanos e Katiana Ventura da Silva – Assistente social e membra do GT Sistema Prisional do CRESS/SP.

Palestrantes:

Representante do Ministério Público (nome a confirmar)

Leandro Lanzellotti – Presidente da Comissão de Política Criminal e Penitenciária da OAB-SP.

Camila Galvão Tourinho – Defensora Pública do Estado de São Paulo.

Gilberto Leme Marcos Garcia – Desembargador Supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema carcerário- TJ SP.

Railda Alves- Fundadora da Associação de Amigos e Familiares de Pessoas Presas (AMPARAR).

15h00 as 16h00: Debate e Encaminhamentos

16h00: Encerramento

Mais Notícias 

adidas eqt   | adidas eqt 9317   | adidas eqt adv   | adidas eqt adv 9317   | adidas eqt adv pk   | eqt adv shoes   | eqt adv 93   | eqt adv 9317   | eqt adv black green   | eqt adv pk   |