Seminário Estadual discute conjuntura na política de Assistência Social

O Seminário Estadual: O Trabalho do/a Assistente Social na Política de Assistência Social reuniu a categoria para debater e criar estratégias de enfrentamento diante dos retrocessos que vem sofrido a política de assistência social e do desmantelamento, promovido pelo governo federal, do Serviço Único de Assistência Social (SUAS); bem como os desafios da classe trabalhadora na atual conjuntura, que favorece os interesses do capital em detrimento das necessidades e direitos da população.

A abertura do seminário foi realizada em mesa composta por representantes do CFESS, Daniela Castilho; do CRESS-SP, Kelly Melatti; da ABEPSS, Luciana Melo; e da ENESSO, Vanessa Canale.

A mesa da manhã foi coordenada pelo/a conselheiro/a do CRESS-SP, Julio Cezar Andrade e Roberta Stopa, e teve como tema os “Retrocessos da Seguridade Social e do SUAS no contexto de retirada de direitos: desafios e enfrentamentos”, que foi apresentado e debatido pelas palestrantes Maria Carmelita Yazbek, professora da PUC-SP; e Sonia Nozabielle, professora da UNIFESP.

“O SUAS que eu entendo é o SUAS que deveria ser indutor da ampliação de direitos e não redutor”, declarou a Professora Dra. Maria Carmelita. “Contraditoriamente, nas conjunturas de crise é que a organização dos trabalhadores em defesa dos seus interesses, direitos e da construção de outra ordem societária é ainda mais que indispensável. Tem saída, só depende de nós!”, finalizou.

Após o debate com as contribuições da plenária, foi feita a leitura da Nota do Movimento pela Proteção Integral de Crianças e Adolescentes contra o PLS 394/2017, que pretende instituir um “estatuto da adoção” que contraria o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O debate da tarde foi acerca do “Contexto de negação dos direitos sociais e os desafios para os/as trabalhadores/as do SUAS na perspectiva da proteção social”. A mesa contou com a participação de Daniela Castilho, professora e conselheira do CFESS; Kezia Aparecida da Silva, representante do FETSUAS; Ana Lea Lobo, trabalhadora do SUAS na região do Vale do Ribeira e Everaldo Becker e Nívea Izumi, conselheiro/a do CRESS-SP; e trouxe análises sobre as demandas postas no cotidiano do trabalho profissional e os desafios diante dos retrocessos da formação profissional, além de importantes elementos para reflexão cotidiana sobre o tema.

Encerrando o seminário, foi exibido o vídeo “A Política de Assistência Social e o Combate ao Racismo”, produzido pelo CRESS-SP e disponibilizado nas redes sociais do conselho.

Os principais encaminhamentos extraídos dos debates do evento foram apresentados pela relatoria:

• Incentivar e pautar a necessidade de projetos profissionais do Serviço Social nos espaços de trabalho para além dos manuais técnicos;

• Elaborar estratégias de educação popular nos trabalhos na política de assistência social;

• Fomentar debates e interações que insiram os usuários como protagonistas na luta política;

• Problematizar os limites da participação de conselhos e associar a luta dos trabalhadores do SUAS com as lutas mais gerais da sociedade;

• Defender a luta sindical por ramo;

• Priorizar ações de formação politica e trabalho de base nos espaços organizativos;

• Manter o combate ao racismo no trabalho e na luta por uma política de assistência social que garanta os direitos dos usuários.

Seminário Nacional acontecerá em Fortaleza (CE), no mês de agosto.

Nos dias 1º e 2 de agosto de 2018, em Fortaleza (CE), o CFESS, juntamente com o CRESS-CE, realizará o 2º Seminário Nacional O Trabalho do/a Assistente Social na Política de Assistência Social. O evento é uma deliberação da própria categoria, aprovada no 46º Encontro Nacional CFESS-CRESS, no eixo da seguridade social. O evento é a continuação, no âmbito do Conjunto CFESS-CRESS, da formação e debates para qualificar o trabalho de assistentes sociais na política de assistência social e no Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Este será mais um momento construído coletivamente pelo Conjunto, para mobilizar a categoria de assistentes sociais na direção da defesa e construção de uma política de assistência social como direito, que atenda às diversas necessidades da população. Nos governos neoliberais, essa política cresceu de modo focalizado e precarizado, em particular no que se refere aos serviços prestados e às condições de trabalho.

O seminário possibilitará ainda um diálogo fecundo sobre as condições de trabalho e o processo de organização política da categoria juntamente com os/as demais trabalhadores/as do Suas, e diversos segmentos da classe trabalhadora, na atual conjuntura.