Nova gestão do CRESS-SP é empossada em evento comemorativo ao Dia da/ do Assistente Social

Direção Estadual assume com a missão de seguir trazendo melhorias para o maior conselho regional brasileiro e também para toda a categoria profissional do estado de São Paulo

 

Nova gestão “Nossos passos vêm de longe, pra que o amanhã não seja só um ontem” (2023-2026). Foto: Wagner Avancini

 Na noite do último dia 17 de maio, o Conselho Regional de Serviço Social – 9ª Região, CRESS-SP, realizou o evento em comemoração ao Dia da/o Assistente Social, celebrado em 15 de maio. O evento foi marcado pela cerimônia de posse da nova gestão, eleita para o triênio 2023-2026, e pelo lançamento da edição n°07 da Revista Emancipa. A cerimônia aconteceu no Hotel Slaviero, no bairro da República, em São Paulo, e contou com o prestígio de representantes de diversas seccionais do estado.

O grande marco da noite, foi a posse da Gestão 2023/2026: “Nossas histórias vêm de longe, pra que o amanhã não seja só um ontem”. A nova presidenta do CRESS-SP, Patrícia Maria da Silva, comentou sobre a emoção e responsabilidade em assumir o cargo. Iniciou sua fala destacando as dificuldades em fazer parte da chamada “Gestão Pandêmica”, da qual duvidaram no início, mas logo foram entendendo a gravidade da situação e dos obstáculos que passaram a cada dia. Ressaltou, que a palavra certa para resumir esta fase é “sobrevivência”, não apenas pela pandemia, mas muito pelos retrocessos impostos pelo governo anterior.

Destacou a importância de cada membro da categoria para a construção diária do CRESS-SP, exaltando os números de funcionários, mas também a relevância do trabalho exercido por todos.

Mas quem nós somos? Somos dezoito assistentes sociais e compomos a diversidade que hoje configura a classe trabalhadora. Somos mulheres, somos homens, somos negras, negros, indígenas, brancas, brancos, somos LGBTQIA+, somos mãe, somos filhas, somos filhos.

Atuamos no estado de São Paulo com a experiência de diversos contextos sócio ocupacionais, com história de vidas distintas, mas com o objetivo em comum: A defesa da profissão.

Patrícia comentou também sobre os desafios que a gestão eleita teve para concorrer nas eleições do CRESS-SP, afirmando de uma maneira particular e inédita a junção de três coletivos compostos por assistentes sociais do campo da esquerda, que partilham a defesa do projeto ético-político do Serviço Social para compor a chapa estadual.

Patrícia Maria da Silva, nova Conselheira Presidenta do CRESS-SP, durante cerimônia de posse da nova gestão. Foto: Wagner Avancini

A   agora   ex-presidenta,    Nicole Barbosa de Araujo (triênio 2020-2023)   relatou   estar   bem nervosa e emocionada pelo momento, principalmente, por ter sido o primeiro evento presencial de comemorações do 15 de maio da Gestão, em função da pandemia de COVID-19. Nicole fez um balanço da Gestão 2020-2023, e iniciou prestando sua homenagem às mais de 700 mil vidas brasileiras ceifadas pelo coronavírus,  e ressaltou a importância de cada integrante da gestão que se mantiveram empenhadas/os na defesa do Serviço Social paulista.

Mas esse triênio não se resumiu somente às tristezas, coletivamente, cada vez mais, as trabalhadoras e trabalhadores aprenderam a resistir e a lutar para enfrentar estes cenários. É satisfatório olhar para trás e poder compartilhar tudo o que foi feito no CRESS-SP neste período, disse Nicole.

Nicole ressaltou as dificuldades em fazer uma Gestão quase que completa via on-line, onde os encontros não podiam ser presenciais, e como isso dificultou o contato humano com todos. Comentou que mesmo com as dificuldades econômicas impostas, o CRESS-SP, ainda assim, se manteve saudável financeiramente, inclusive, entregando a nova sede do Conselho, também localizada no bairro da República.

Nicole Araujo, Katiana Ventura e Patrícia Maria da SIlva durante a Solenidade de Posse. Foto: Wagner Avancini

Por fim, se disse honrada compor CRESS-SP no triênio, e agradeceu a todos que contribuíram com a gestão 2020-2023, e declarou sua felicidade em realizar essa transição de direção com a certeza de que o compromisso assumido com a categoria de Assistentes Sociais foi cumprido.

Após a mesa de posse da nova gestão, o evento seguiu com o Seminário em comemoração ao Dia da/do Assistente Social. A mesa foi mediada pelas novas conselheiras estaduais Raphaella Fini (Suplente) e Bárbara Parra ( 2ª Tesoureira) e contou com a presença sempre marcante das assistentes sociais Mauricleia Soares e Márcia Campos Eurico, que agora integra também a Direção Estadual do CRESS-SP.

 

Da esquerda para direita: Mauricleia Soares, Raphaela Fini, Márcia Eurico e Bárbara Parra. Foto: Wagner Avancini

Lançamento da sétima edição da Revista Emancipa- o cotidiano em debate

Outro ponto bem marcante, foi o lançamento da sétima edição da Revista Emancipa: Nós, Assistentes Sociais, Mulheres de Luta! A Revista Emancipa é uma publicação anual do CRESS-SP, destinadas as/os Assistentes Sociais e a sociedade civil o, que tem buscado suscitar debates importantes e necessários para o Serviço Social. O conteúdo é formado por artigos escritos por diversos especialistas, que além de pesquisadores das temáticas, são pessoas capacitadas e comprometidas com as lutas do Serviço Social. A Revista lançou sua primeira publicação no ano de 2016, e desde 2021, é possível acessar todas as edições no site do CRESS-SP, algo fundamental para a socialização dos conhecimentos produzidos por toda a categoria profissional.

Para este ano, o debate de gênero foi escolhido como eixo central dos artigos, sendo assim, diversos especialistas para contribuir com os materiais, como a professora Samara Xavier e a doutoranda em Serviço Social, Aila Fernanda dos Santos, que compunham a mesa de lançamento em conjunto com Maria Borges, integrante do Conselho Editorial da revista.

A Revista Emancipa poderá ser adquirida na Sede e Seccionais do CRESS-SP e também poderá ser consultada em nosso site nos próximos dias.

Mesa de lançamento Revista Emancipa nº07. Foto: Wagner Avancini

 

Mais Notícias 

adidas eqt   | adidas eqt 9317   | adidas eqt adv   | adidas eqt adv 9317   | adidas eqt adv pk   | eqt adv shoes   | eqt adv 93   | eqt adv 9317   | eqt adv black green   | eqt adv pk   |