Nota em solidariedade aos povos indígenas do Pico do Jaraguá

O Conselho Regional de Serviço Social – CRESS 9ª Região São Paulo – Gestão “Ampliações: Trilhando a Luta com Consciência de Classe” (2017-2020), presta solidariedade aos povos indígenas e repudia a decisão de retirada destas comunidades da região do Pico do Jaraguá, na Zona Norte/Noroeste de São Paulo.

Dados do IBGE de 2010, indicam que a população indígena no Estado de São Paulo possui 41.794 habitantes e destes, somente 0,1% vivem em territórios indígenas, ou seja, 4.964 habitantes. Na cidade de São Paulo, 867 estão na região do Jaraguá.

Várias tentativas de reintegração de posse estão em curso na sociedade capitalista. O Estado age através de seu aparato judicial, coercitivo e violento para garantir o direito de propriedade que interesse o lucro e à burguesia, empreendendo esforços para extermínio dos povos originários.

Desde a invasão do território, hoje, chamado Brasil, passados os 517 anos, testemunhamos o extermínio desta população através de ações violentas e truculentas em vários âmbitos. O sangue derramado nas áreas fronteiriças, nas terras e reservas de preservação da cultura e identidade indígena, é inadmissível!

Neste sentido, o Conselho Regional de Serviço Social, no seu compromisso ético e político pela defesa intransigente dos direitos humanos, manifesta repúdio à PEC 215/2000 e à PEC 237/2013, que visam o arrendamento das terras indígenas. Repudia ainda o Projeto de Lei 1610/96que objetiva a exploração mineral nestas terras, bem como qualquer prática de retirada dos direitos dos povos tradicionais.

Manifestamos todo apoio às lideranças e comunidades indígenas pela resistência e defesa dos seus territórios em uma rede de solidariedade

É preciso se posicionar nessa guerra! A luta indígena é de todas/os que atuam em defesa do fortalecimento de políticas de demarcação de terras, por meio de coletivos e movimentos sociais!

Em defesa da cultura indígena, seguiremos na luta e resistência.

Vidas indígenas importam! Assistentes Sociais no Combate ao Racismo!

Acesse também a nota em pdf