Informativo Seccional Araçatuba – 17/02/2016
O CRESS – SP 9ª Região, através de sua Gestão ParticipAÇÃO e Resistência 2014/2017 – Seccional Araçatuba, vem reafirmar o compromisso com a defesa do Projeto Ético-Político profissional, com vistas construção de uma sociedade emancipada, livre de toda forma de exploração e preconceito, feito na campanha de 2014.
O profissional deve desenvolver competências e habilidades para que possa enfrentar situações presentes no seu cotidiano: ser crítico, investigativo, interventivo, além de estar comprometido com os valores e princípios que norteiam o projeto ético-político profissional.
A Seccional Araçatuba abrange 46 municípios e 667 profissionais ativos. Por isso, buscamos contribuir para o aprimoramento intelectual aos profissionais do Serviço Social através das oficinas e seminários.
Este Informativo apresenta as Ações realizadas em 2015 através dos Eixos contidos nas deliberações do Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS.
Para que possamos continuar com nossas ações propostas, contamos com a sua participação visando o “compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população e com o aprimoramento intelectual, na perspectiva da competência profissional” – princípio fundamento descrito no Código de Ética do/a Assistente Social, Resolução CFESS 273, de 13 de março de 1993.
Gostaríamos de desejar que em 2016 você realize seu projetos profissionais fortalecendo o Serviço Social com sucesso!
Apresentamos abaixo as Ações realizadas em 2015 através dos Eixos contidos nas deliberações do Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS.
Data: 28 de fevereiro de 2015
Reunião Ampliada: “Autonomia profissional no cotidiano do/a assistente social: possibilidades e limites”
Assistente Social Márcia Heloísa de Oliveira – Diretora de Referência da Seccional Araçatuba
Participantes: 26
Objetivo: Oferecer espaço de discussão aos profissionais da seccional sobre o tema autonomia profissional; Fomentar o entrosamento entre os profissionais da região; Propiciar aos profissionais momento de reflexão sobre sua vivência profissional, favorecendo a troca de experiências.
Avaliação: Os participantes avaliaram o evento como “muito bom”, e a mediadora ótima, com domínio do referencial teórico. Foram sugeridos mais encontros e eventos, e que este “Serviu de motivação, despertar de consciência a respeito do fazer profissional, repensar o que é desenvolvido e propor ideias, referente a busca de conhecimento, propor capacitações.”
Data: 25 de abril de 2015
“Discutindo o fazer profissional: Elaboração de Laudos e Pareceres”
Dra. Mabel Mascarenhas Torres
Eixo: Orientação e Fiscalização Profissional
Participantes: 33
Objetivo: Favorecer a discussão sobre a emissão de laudos e pareceres do Assistente Social; Estudar as resoluções do CFESS relativas ao tema; Discutir sobre os aspectos éticos e técnicos da realização do Estudo Social.
Avaliação: A oficina propiciou a reflexão sobre o trabalho profissional, proporcionando aos presentes a troca de informações e discussão sobre a sua realidade profissional.
O evento motivou a categoria a pensar em outras propostas de capacitação e reflexão sobre o trabalho profissional. Segundo avaliação realizada, a profissional mediadora e assistente social Dra. Mabel possui boa didática e, utilizando linguagem e metodologia adequada às necessidades dos participantes.
Data: 15 de maio de 2015
Evento em comemoração ao Dia do/a Assistente Social:
“Assistente Social: Atribuições, Competências e defesa das Políticas Públicas”
Assistente Social, Dra. Olegna de Souza Guedes
Participantes: 59
Objetivo: Discutir sobre a atuação do Assistente Social nas políticas públicas no atual contexto de minimização do Estado; Favorecer a ampliação do conhecimento da categoria sobre as competências do assistente social nas políticas públicas; reforçar o posicionamento da profissão no que se refere a defesa das políticas públicas de qualidade.
Avaliação:
O evento contou com a participação de profissionais assistentes sociais da região e demais participantes favorecendo a discussão sobre o tema proposto, possibilitando a reafirmação do posicionamento da categoria no que se refere as atribuições, competências e defesa das políticas públicas.
O evento possibilitou a reflexão e o posicionamento crítico da categoria sobre o tema proposto. Os presentes avaliaram o evento de forma positiva, sendo que uma das participantes referiu que “Excelente!! Serviu para uma reflexão necessária no atual momento político e prática e condução do nosso trabalho (reconhecer nossa “real” atribuição e competência, a qual muitas vezes se perde no exercício profissional.”
Data: 24 de outubro de 2015
Oficina Descentralizada “Estágio e Graduação”
Eixo: Formação Profissional
Participantes: 21
Objetivo: Fomentar a discussão sobre a formação profissional de qualidade frente a precarização do ensino; Auxiliar na discussão sobre o estagio, sua importância e papel do CRESS na fiscalização; aproximar o CRESS das Unidades de Formação e da Microrregional ABEPSS Sul II.
Avaliação: O evento contou com a participação de profissionais assistentes sociais da região e demais participantes, possibilitando a reflexão do tema “Gradução e Estágio” e reafirmando o projeto ético-político do Serviço Social. A oficina foi avaliada pelos participantes como excelente, tanto em relação aos palestrantes como quanto ao conteúdo.
Data: 26 de novembro de 2015 O trabalho do/a Assistente Social nas Políticas de Seguridade Social
Eixo: Seguridade Social
Participantes: 49
Objetivo: Discutir questões relacionadas a Seguridade Social pública no Brasil, a importância da luta em sua defesa, entendida como uma padrão de proteção social de qualidade com cobertura universal para as situações de risco vulnerabilidade ou danos dos cidadãos brasileiros.
Avaliação: O evento contou com a participação de profissionais, possibilitando a reflexão acerca do trabalho do/a assistente social nas políticas de Seguridade Social. Os presentes avaliaram o evento de forma positiva, sendo que uma das participantes referiu que “Há duas horas discutindo, e não vi o tempo passar!, e referiram-se à palestrante como “Excelente, linguagem bem específica e definida.”
“Dialogando com os novos profissionais”
Cumprindo com a função de orientar o exercício profissional, a Gestão iniciou em 2015 o novo projeto “Dialogando”.
Avaliação: Foi realizada oficina com profissionais que se inscreveram esse ano na Secional CRESS. Foram apresentadas as ações 2015 pela Seccional, em seguida apresentando a composição do conjunto CFESS/CRESS: competência do conjunto conforme a Lei 8662/93; processo deliberativo; Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS; eixos de deliberação; resoluções do CFESS, CRESS-SP e comissões temáticas e meios de comunicação do CRESS-SP.
Sub-COFI – Seccional Araçatuba
CRESS-SP possui em sua sede a COFI “ Comissão de Orientação e Fiscalização Profissional”, que deve garantir o exercício Ético dos Assistentes Sociais de forma a beneficiar a população usuária dos serviços sociais, guiado pelo Código de Ética de 1993 “ Resolução CFESS 273″.
A Seccional de Araçatuba conta com a Sub-Comissão de Orientação e Fiscalização Profissional – SUBCOFI, composta por direção, base e uma agente fiscal. A SUBCOFI é responsável pela orientação e fiscalização da profissão em sua jurisdição, realizando visitas de rotina, averiguações e ações preventivas, além do atendimento presencial, por telefone, correspondência e e-mail.
De acordo com as normativas do Conjunto CFESS/CRESS, a Orientação e Fiscalização Profissional é atribuição do Conselho, e é dever do/a assistente social efetuar denúncia quando identificar alguma possível infração ética. Caso identifiquem alguma possível infração ética no exercício profissional do Serviço Social, ou situações de exercício ilegal – além de outras infrações normatizadas pelo Conjunto CFESS/CRESS -, comuniquem o Conselho.
SECCIONAL ARAÇATUBA |
Rua Aquidaban, 13 – Centro
CEP: 16010-110 Araçatuba-SP TEL/FAX: (18) 3622-7082 email: aracatuba@cress-sp.org.br Horário de Atendimento: 2ª a 6ª feira das 12h00 às 18h00 |