COFI participa de reunião com a Coordenaria de Reintegração Social e Cidadania da Secretaria de Administração Penitenciária

COFI avaliou a reunião de maneira positiva e indica que a Coordenadoria ampliou a compreensão sobre o posicionamento do Conselho referente à Convalidação de Vínculos.

No mês de agosto, a Comissão de Orientação e Fiscalização participou de reunião on-line, com a Coordenaria de Reintegração Social e Cidadania da Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo, dando início a um importante processo de diálogo sobre o trabalho profissional de assistentes sociais no sistema prisional.

A reunião tratou de questões sobre a entrevista pessoal para Convalidação de Vínculos, processos de trabalho da/o Assistente Social durante a pandemia de COVID-19, requisição de laudos pelo sistema e justiça e equipes volantes. O diálogo iniciado nesta reunião terá continuidade por meio de ações conjuntas, incluindo o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP)

Dos encaminhamentos dados, destaca-se a orientação para que a/o profissional acione o CRESS-SP em caso de dúvidas e orientações sobre o exercício profissional, bem como as atribuições técnicas do trabalho, e a Coordenaria de Reintegração Social e Cidadania da SAP, que oferece suporte e apoio interno às/aos profissionais frente a diferentes demandas.

No ano de 2016, o CRESS-SP elaborou uma Nota Técnica sobre a Convalidação de Vínculos, indicando elementos referentes às atribuições de assistentes sociais, mais especificamente no que se refere às entrevistas individuais realizadas pelo Serviço Social da Unidade Prisional, e que pode ser acessada aqui. A produção da Nota Técnica foi o primeiro movimento para sistematizar o acúmulo do CRESS-SP nesse tema, sem se propor a ser um debate fechado. A perspectiva é que o documento possa ser atualizado futuramente a fim de garantir subsídios para as/os profissionais que atuam no sistema prisional.

O CRESS-SP reafirma seu compromisso com a defesa da profissão e seus princípios éticos, bem como da sua disponibilidade em construir caminhos e diálogos que deem concretude para essa defesa.