Assistentes sociais afirmam: viva a Amazônia, pela Reforma Agrária, pela demarcação das terras dos povos originários! Termina o 48º Encontro Nacional em Belém (PA), com indicação de ações para o Serviço Social

Fotografia mostra participantes durante a plenária final, erguendo o crachá vermelho para aprovar as deliberações do Encontro

Plenária final aprovou o conjunto de deliberações e recomendações para continuidade das ações do CFESS e CRESS (fotos: Rafael Werkema/CFESS)

 

A manhã de domingo (8/9) foi de trabalho intenso para assistentes sociais que participaram do 48º Encontro Nacional CFESS-CRESS. O evento, que é o fórum máximo deliberativo de assistentes sociais no país, realizou a plenária final em Belém (PA), com a votação das indicações de prioridades de ação em cada eixo temático para as gestões dos Conselhos em 2020.

Em 2019, o tema do evento foi “A voz resiste, a fala insiste. Quem viver verá!”, em referência à música Não leve flores, de Belchior.  De acordo com a metodologia de trabalho do evento, organizada para o triênio 2017-2020, esta edição do Encontro Nacional teve a tarefa de avaliar as ações planejadas em 2017, seu cumprimento, dificuldades e desafios em cada eixo temático (orientação/fiscalização profissional, comunicação, ética/direitos humanos, seguridade social, formação/relações internacionais e administrativo-financeiro). Os/As participantes também aprovaram moções, que serão divulgadas em breve juntamente com o relatório final do evento.

O evento reuniu cerca de 300 participantes, dentre representantes das direções dos CRESS, CFESS e assistentes sociais de base, eleitos/as em assembleias promovidas pelos Regionais, além de trabalhadores/as das instituições. O 48º Encontro Nacional foi antecedido por mais uma edição do projeto ‘SUAS de ponta a ponta’ na capital paraense, e que continuará rodando pelo país (saiba mais e acompanhe as próximas edições). Além disso, a plenária sobre o Código Eleitoral, realizada durante o Encontro, também trouxe novidades (clique para saber).
Foto mostra as integrantes da mesa que conduziram a Plenária Final. Nela, as integrantes estão segurando o microfone para dar orientações aos/às participantes

A mesa que conduziu a plenária final foi coordenada pelas conselheiras do CFESS Josiane Soares e Lylia Rojas (esquerda e centro) e pela conselheira do CRESS-PA Danielly Rocha

Carta de Belém

Em todo Encontro Nacional, a plenária final aprova um documento político, com a síntese das reflexões e posicionamento da categoria, elaborado por uma comissão escolhida para essa função. Em 2019, a Carta de Belém (clique aqui para ler), foi lida pelo grupo de assistentes sociais  que a elaboraram, destacando a defesa da preservação da Amazônia, reafirmando a necessidade urgente da reforma agrária e pela demarcação das terras dos povos originários (indígenas, quilombolas) e a defesa dos direitos da população brasileira.

 

Dia do/a Assistente Social 2020

A categoria deliberou e aprovou também a temática para as comemorações do Dia do/a Assistente Social 2020: A valorização do Serviço Social no contexto de ataque às liberdades democráticas e aos direitos, com ênfase na dimensão pedagógica do trabalho profissional na organização popular e na luta antirracista. A partir deste tema, será desenvolvida uma campanha e um slogan especialmente para a data.

 

Imagem mostra o momento da leitura da carta de Belém. Na imagem, as assistentes sociais que elaboraram a carta estão em pé, em frente à mesa de debates, fazendo a leitura do texto.

Momento da leitura e aprovação da Carta de Belém (PA)

Participantes avaliam
Para a presidente do CRESS-RJ, Dácia Teles, a delegação do estado fez uma avaliação positiva do evento, mas entende que ainda é preciso avançar, de modo que, em 2020, no novo planejamento de ações para o triênio seguinte, os resultados da etapa de avaliação deste Encontro Nacional sejam transformados em ações concretas.

Segundo a presidente da Abepss, Esther Lemos, “construir uma pauta que una e dê uma direção democrática e de luta contra os retrocessos e a precarização da formação em todo o país é um grande desafio. Nesse sentido, o projeto Abepss Itinerante está aberto à participação e à contribuição da categoria para o fortalecimento dos debates e da formação profissional”.

A presidente do CRESS-BA, Dilma Franclin, ressaltou a importância da convocação que o 48º Encontro Nacional fez a cada profissional na conjuntura atual: “a luta em defesa da categoria de assistentes sociais, mas também dos direitos da população brasileira, seguirá aguerrida, com o enfrentamento histórico que o Serviço Social defende e continuará defendendo”.

Na mesa de encerramento, a presidente do CRESS-PA, Maria Rocha, definiu o evento como um momento ímpar para a profissão. “Como região amazônica, a gente se sente contemplado com o peso da Carta de Belém, diante dos desafios que temos para a profissão nessa conjuntura dos últimos anos e frente aos recentes acontecimentos em nossa região. Seguimos na defesa intransigente dos direitos humanos”, concluiu a conselheira.

Josiane Soares, presidente do CFESS, enfatizou os desafios que o Encontro Nacional indica como prioridades para os últimos meses das gestões atuais (2017-2020) e para as próximas, que serão eleitas no próximo ano. Destacou ainda a realização do 16º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS), que ocorrerá de 30 de outubro a 3 de novembro em Brasília (DF) (clique aqui e saiba mais).

“Foi assertivo o evento ter ocorrido na Amazônia, uma região com tantas lutas para assistentes sociais que aqui atuam, mas também para a população brasileira; aprovamos as alterações do Código Eleitoral e temos o desafio de promover um processo eleitoral de forma segura e transparente em 2020. Continuamos em nossas lutas!”, completou Josiane Soares.

 

Confira mais fotos do evento:
Imagem mostra a indígena Putira Sucuena, da etnia Baré - Médio Rio Negro, durante a fala final do evento que emocionou a Plenária Final

Em um dos momentos mais emocionantes da Plenária, a indígena Putira Sucuena, da etnia Baré – Médio Rio Negro (AM), falou da importância do trabalho das assistentes sociais na Amazônia

 

 

Representantes da Enesso fizeram uma avaliação positiva

Imagem mostra três representantes do CRESS-PA vestindo a camisa com os dizeres Vem Ver o Peso da Nossa Amazônia

Integrantes da delegação do Pará mostram a camisa que o Regional criou para o evento

Imagem mostra a presidente da Abepss fazendo sua fala de avaliação do Encontro

A presidente da Abepss faz sua avaliação sobre o evento

 

Conselheiro do CRESS-AP representou a delegação do estado no momento da avaliação

Mais Notícias 

adidas eqt   | adidas eqt 9317   | adidas eqt adv   | adidas eqt adv 9317   | adidas eqt adv pk   | eqt adv shoes   | eqt adv 93   | eqt adv 9317   | eqt adv black green   | eqt adv pk   |