15 de maio: Nossa Escolha é a Resistência. Somos Classe Trabalhadora!

O Seminário Estadual, promovido pelo CRESS-SP, em comemoração ao Dia da/do Assistente Social (15 de maio) reuniu cerca de 300 profissionais em torno do tema “Nossa escolha é a resistência: somos classe trabalhadora. Em defesa dos direitos da população e do trabalho profissional com qualidade”.

O evento, que aconteceu no dia 12 de maio, apresentou duas mesas de debates. Durante a manhã, as palestrantes Priscila Cardoso, professora da UNIFESP e pesquisadora, e Elaine Pelaez, conselheira do CFESS e servidora pública federal, abordaram a questão do conservadorismo e da regressão de direitos presentes na realidade do profissional que atua na área de saúde mental.

À tarde, José Fernando Siqueira, assistente social e professor da UNESP, e Daniela Neves, conselheira do CFESS, professora de graduação na UFRN e de pós-graduação na UnB, conduziram exposições que trataram da atuação profissional da/do assistente social na atual conjuntura.

Durante o seminário, foi lançada a 3ª edição da revista Emancipa, publicação anual do CRESS-SP, que traz o tema “Estado, Saúde Mental e Higienização Social”.

Origem do Dia do Assistente Social

O Dia do  Assistente Social surgiu a partir da aprovação da Lei nº 3.252, de 27 de agosto de 1957, através do Decreto Federal nº 994, de 15 de maio de 1962, que regulamenta e oficializa a profissão no Brasil. No entanto, a Lei nº 8.662, de 7 de Junho de 1993, revoga a Lei de 1957 e aplica uma nova Lei de Regulamentação da Profissão.

Assim, em homenagem à regulamentação da profissão, em 1962, o dia 15 de maio é considerado o Dia Nacional da/do Assistente Social.