15 de maio é o Dia do/a Assistente Social!

Conjunto CFESS-CRESS destaca o trabalho da categoria em defesa dos direitos sociais e denuncia que o corte nas políticas sociais mira classe e cor

Uma data para destacar essa categoria profissional que trabalha cotidianamente em defesa dos direitos sociais e pela melhoria das condições de vida da população brasileira.

Em uma conjuntura de aprofundamento da desigualdade social, em que direitos sociais estão sendo ameaçados e retirados por meio de uma orientação neoliberal para as políticas públicas, como cortes na educação e a proposta de ‘reforma’ da Previdência, o Conjunto CFESS-CRESS celebra o 15 de maio reafirmando o compromisso da categoria na defesa dos direitos sociais e denunciando: Se cortam direitos, quem é preta e pobre sente primeiro.

O mote criativo desse ano, enxuto e direto, aponta que são mulheres pobres e negras as que mais sofrem com a regressão de direitos e dialoga diretamente com a campanha de gestão (2017-2020), Assistentes Sociais no Combate ao Racismo, reafirmando o compromisso da categoria .

Segundo informações de 2017 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais da metade da população brasileira (54%) é de pessoas pretas ou pardas, sendo que, a cada dez pessoas, três são mulheres negras. Quase 80% da população brasileira que depende do Sistema Único de Saúde (SUS) se autodeclara negra, conforme dados do Ministério da Saúde (2016). De acordo com o Ministério da Cidadania (2015), das 13,8 milhões de famílias atendidas pelo programa Bolsa Família, 73% se autodeclaram pretas ou pardas. As mulheres negras também são as mais vitimadas pela violência doméstica: 58,68%, de acordo com informações do Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher (2016). Elas também são mais atingidas pela violência obstétrica (65,4%) e pela mortalidade materna (53,6%), de acordo com dados do Ministério da Saúde e da Fiocruz (2017).

A peça alusiva ao 15 de maio, portanto, destaca essa realidade, além de valorizar e defender o trabalho da categoria, cada vez mais desafiada frente à precarização das políticas sociais.

Para a presidenta do CRESS-SP, Kelly Rodrigues Melatti, a campanha deste ano precisa ser uma máxima no compromisso ético-político da categoria ” Estamos utilizando o nosso dia de comemoração para dizer a toda a sociedade que a nossa luta antirracista é urgente, necessária e fundamental quando se pensa numa sociedade que possa concorrer a algum patamar de liberdade, emancipação, diversidade humana, construção coletiva”, pontua Kelly.

Já a presidente do CFESS, Josiane Soares, destaca que  “É preciso reconhecer o racismo institucional como uma ideologia silenciosa e especializada em disfarçar, burocraticamente, quem são os alvos preferenciais dos cortes de direitos sociais. Nossa categoria profissional não está disposta nem deve ser parte dos/as agentes que dão vida ao racismo institucional em nossos locais de trabalho. Por isso, nesse 15 de maio, vamos reafirmar nosso trabalho e nosso compromisso com a classe trabalhadora”, finaliza a presidente do CFESS.

Materiais para divulgação

É fundamental que a categoria compartilhe o material alusivo ao 15 de maio, ampliando a divulgação da data!

Escute o spot e conheça as peças de divulgação

 Por isso, além das peças disponíveis abaixo, o CFESS lançou a 5ª Edição do Informativo Serviço Social é Notícia, com um panorama dos debates que o Conjunto CFESS-CRESS vem fazendo pelo Brasil sobre a profissão.

Assista ao vídeo no player abaixo

 

Confira também a mensagem do CRESS-SP à categoria de assistentes sociais neste 15 de maio.

Contribuíram  com essa matéria:
MPM Comunicação

Mais Notícias 

adidas eqt   | adidas eqt 9317   | adidas eqt adv   | adidas eqt adv 9317   | adidas eqt adv pk   | eqt adv shoes   | eqt adv 93   | eqt adv 9317   | eqt adv black green   | eqt adv pk   |