Reunião virtual apresentou planejamento para o ano de 2021

Dentre os temas abordados no encontro, destaque para a manutenção do valor da anuidade em 2021

No dia 12/11, o CRESS-SP realizou uma reunião ao vivo com assistentes sociais para apresentar o Plano de Ação 2021, documento que contém o conjunto de ações que serão desempenhadas ao logo do próximo ano e o orçamento destinado a essas atividades.

Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, as atividades deliberativas do Conjunto CFESS-CRESS precisaram ser remodeladas. Por esse motivo, no ano de 2020, a Assembleia Ordinária da categoria de assistentes sociais, espaço em que o Plano de Ação e a proposta orçamentária são aprovados pela plenária, precisou ser adequada para reuniões consultivas/propositivas no sentido de socializar com as/os profissionais os debates promovidos em nível estadual, descentralizado sudeste e nacional. No caso das anuidades, coube ao Conselho Pleno do CRESS-SP deliberar pelos valores para 2021.

Conduzida pelas diretoras/es estaduais que integram a Comissão de Planejamento, a reunião teve a participação de aproximadamente 200 assistentes sociais, acompanhando simultaneamente na sala de videoconferência do google meet e também no youtube.

Na abertura, houve a saudação das instituições parceiras representadas por  Mauricleia Soares (CFESS), Terezinha Rodrigues (Abepss) e Nicole Barbosa de Araujo (CRESS-SP).

Mantendo o padrão das atividades presenciais, a professora Terezinha Rodrigues (Unifesp) realizou sua análise de conjuntura propondo reflexões sobre os limites das TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação) no exercício profissional. A sobrecarga de trabalho que amplifica os limites postos entre a vida profissional e privada em decorrência do teletrabalho, o desfinanciamento contínuo das políticas sociais e, como consequência, a precarização dos serviços ofertados à população e também do trabalho profissional de assistentes sociais, foram alguns dos temas abordados em sua explanação. Terezinha destacou também, a importância dos documentos produzidos pelo conjunto CFESS-CRESS durante a pandemia, de orientação à categoria em seus espaços sócio-ocupacionais, e os esforços para a continuidade das funções precípuas do conselho, de maneira a atender em tempo hábil as diversas demandas impostas à categoria profissional neste período.

PLANEJAMENTO 2021

No segundo bloco da reunião, a conselheira estadual Laressa Rocha, resgatou todas as etapas realizadas ao longo de 2020 para a consolidação do planejamento, que foram feitas por meio de encontros consultivos, além da consulta pública realizada pelo CFESS em setembro deste ano. A conselheira informou que a peça orçamentária do CRESS-SP precisou ser montada considerando as limitações que a pandemia impõe, e que o planejamento priorizou a suspensão das atividades presenciais até o retorno ser considerado seguro. Após a sua fala introdutória, foi apresentada a síntese do Plano de Ação, dividido por atividades finalísticas, com as principais ações planejadas para 2021 nos variados eixos que compõe as deliberações indicadas na plenária virtual do conjunto CFESS-CRESS.

VALORES DA ANUIDADE EM 2021

Na sequência ao planejamento, Laressa apresentou a peça orçamentária para 2021, destacando especialmente o valor da anuidade que, para o próximo ano, não sofrerá nenhum reajuste. O valor para profissionais inscritos/as e a se
inscreverem será de R$ 534,69 (quinhentos e trinta e quatro reais e sessenta e nove centavos) e, para as pessoas jurídicas, no valor de R$ 602,19 (seiscentos e dois reais e dezenove centavos).

Os prazos para pagamento da anuidade em cota única poderão ser feitas entre os meses de janeiro, fevereiro, março e abril, e manterá os descontos habituais:

Pagamento até 15 de fevereiro Desconto de 15% (quinze por cento)
Pagamento até 15 de março Desconto de 10% (dez por cento)
Pagamento até 15 de abril Desconto de 05% (cinco por cento)
Pagamento até 15 de maio Sem aplicação de desconto

Além do pagamento em cota única, a/o assistente social poderá optar pelo parcelamento da anuidade em até 6 vezes, sem desconto, sendo:

1ª Parcela 15 de fevereiro de 2021
2ª Parcela 15 de março de 2021
3ª Parcela 15 de abril de 2021
4ª Parcela 15 de maio de 2021
5ª Parcela 15 de junho de 2021
6ª Parcela 15 de julho de 2021

Acesse a Resolução CRESS/SP 083/2020, de 14 de novembro, que fixa o valor da anuidade para o exercício de 2021.

Acesse aqui o Plano de Ação 2021