Participe da enquete com o objetivo de mapear as expressões do racismo no exercício profissional

Formulário ficará disponível para preenchimento até 31/03/19.

Dando continuidade à agenda da Campanha de Gestão (2017-2020) Assistentes Sociais no Combate ao Racismo, lançamos hoje ( 09/01/19) para a categoria profissional, uma enquete com o propósito de mapear como são identificadas as expressões de racismo nos espaços sócio-ocupacionais de assistentes sociais. A enquete tem o intuito ainda de contribuir para uma intervenção profissional comprometida com a defesa da garantia de direitos e com as lutas coletivas de enfrentamento ao racismo e de suas múltiplas expressões na vida social.

A estrutura da enquete foi construída pelo Comitê da Campanha Assistentes Sociais, coletivo composto por assistentes sociais, trabalhadoras/es das políticas de saúde, assistência social, sociojurídico, habitação, educação, dentre outras, que identificaram a necessidade do levantamento destas informações para futuras contribuições no campo profissional e em estudos relativos à temática étnico-racial.

A proposta é que a sistematização das contribuições seja apresentada à categoria durante o Seminário Estadual em comemoração ao dia do assistentes social, previsto para o dia 18 de maio.

O formulário é aberto à participação de todas/os assistentes sociais e não há necessidade de identificação, sendo solicitado apenas um e-mail ativo para cadastro.

Para participar, acesse o link: https://goo.gl/forms/Wi7mE7IgQuaQFc7h2

Comitê da Campanha Assistentes Sociais no Combate ao Racismo

A proposta do comitê, seu formato e sua configuração, está em contínua construção. À princípio, tem como objetivo ampliar a participação da categoria nas ações da campanha, de maneira que as ações desenvolvidas alcancem o maior número de grupos, pessoas e coletivos que tenham interesse em discussões acerca da temática étnico-racial. Para a campanha ter a visibilidade pretendida, é necessário um envolvimento coletivo com a construção dela e, por isso, a criação de um comitê ampliado se apresenta como uma estratégia potente!

Os encontros são abertos e para participar basta enviar um e-mail manifestando seu interesse para: combateaoracismo@cress-sp.org.br

Sobre a Campanha

O trabalho de assistentes sociais tem relação direta com as demandas da população negra que reside nos morros, nas favelas, no sertão, no campo e na cidade. Assistentes sociais estão nos serviços públicos como os de saúde, educação, habitação e assistência social, que devem ser garantidos para toda a população. O combate ao preconceito é inclusive um compromisso do Código de Ética dos/as Assistentes Sociais.

Por isso, a campanha de Gestão (2017-2020) do Conselho Federal de Serviço Social e dos Conselhos Regionais de Serviço Social (Conjunto CFESS-CRESS), Assistentes Sociais no Combate ao Racismo, aprovada no fórum máximo deliberativo da categoria em 2017, tem o intuito de debater o racismo no exercício profissional de assistentes sociais.

Ao dar centralidade a este debate, queremos incentivar a promoção de ações de combate ao racismo no cotidiano profissional de assistentes sociais, ampliando a percepção sobre as diversas expressões do racismo.

São objetivos da Campanha

• Dialogar com toda a categoria de assistentes sociais, com a população usuária do Serviço Social, com o movimento negro e com a sociedade em geral sobre o racismo;
  • Incentivar a categoria de assistentes sociais a promover e intensificar ações de combate ao racismo em seu cotidiano profissional, dando visibilidade para ações que já ocorrem;
  • Denunciar, de forma direta, diferentes expressões de racismo;
  • Valorizar a população e a cultura negra.

Convidamos a todas/os a visitar o HOTSITE da Campanha, contribuindo com relatos e experiências de combate ao racismo no exercício profissional e também para conhecer as ações realizadas pelos CRESS em todo Brasil.