Mês da Visibilidade Trans – Dicas de Leitura

Nos mês da Visibilidade Trans, selecionamos uma série de publicações que orientam a atuação profissional de assistentes sociais com a população trans e travesti.

Debater sobre a visibilidade trans no serviço social significa reafirmar o compromisso ético profissional de lutar e combater qualquer forma de opressão e discriminação. Assistentes sociais não só atendem essa população nos espaços de trabalho, como há profissionais trans e travestis, conforme apontam o CFESS e os Conselhos Regionais de Serviço Social.

Confira abaixo!

Folder Atendimento no Conjunto CFESS-CRESS

O Conjunto CFESS-CRESS também lançou, em 2019, o folder “Orientações para o atendimento de pessoas trans e travestis no Conjunto CFESS-CRESS”. Trata-se de um documento didático e explicativo que oferece subsídios para um atendimento que reconheça e respeite a expressão e identidade de gênero das pessoas trans nos Conselhos Regionais e no Conselho Federal de Serviço Social.

Acesse o folder aqui!

Caderno sobre a Transfobia

O quarto caderno da série “Assistente Social no combate ao preconceito”, lançado pelo CFESS, trata da Transfobia e mostra o preconceito e a discriminação relacionados à identidade de gênero. Apesar de apontar para um grande campo que se costuma chamar de diversidade sexual e de gênero, a sigla LGBT+ agrupa uma variedade de identidades sociais que, embora sejam conformadas por expressões semelhantes do preconceito, também têm características próprias, histórias e demandas distintas por direitos. Nesse caso, o enfoque é sobre o preconceito que transexuais, travestis e pessoas transgêneros sofrem.

Clique aqui para acessar.

Livro – Seminário Diversidade Trans

O livro reúne o conteúdo das palestras do Seminário Nacional Serviço Social e Diversidade Trans: exercício profissional, orientação sexual e identidade de gênero, que ocorreu na cidade de São Paulo, nos dias 11 e 12 de junho de 2015. O evento foi realizado em conjunto com o CRESS-SP, a partir de uma deliberação do 43º Encontro Nacional CFESS-CRESS, e se propôs a ampliar o debate junto às/aos assistentes sociais, acumulando conteúdo político e teórico relacionado à identidade de gênero, bem como aos direitos das pessoas trans, reafirmando a posição contrária a todas as formas de patologização.

Leia aqui a publicação!

Resolução CFESS 845/2018

A Resolução trata da atuação profissional do/a assistente social em relação ao processo transexualizador e traz orientações sobre a promoção de uma cultura de respeito à diversidade de expressão e identidade de gênero, a partir de reflexões críticas acerca dos padrões de gênero estabelecidos socialmente.

Acesse aqui a Resolução