CRESS/SP divulga nota de apoio às/aos estudantes da Unifesp

NOTA DE APOIO À LUTA DO MOVIMENTO ESTUDANTIL DA UNIFESP CONTRA A RETIRADA DE DIREITOS DOS ESTUDANTES

O Conselho Regional de Serviço Social 9ª Região/SP – Gestão Ampliações: Trilhando a Luta com Consciência de Classe (2017-2020), por meio de sua Comissão Estadual de Formação Profissional, manifesta seu apoio ao Movimento Estudantil da Universidade Federal de São Paulo, que se levanta contra o desmonte da universidade pública e de sua política de permanência estudantil.

A conjuntura de ataque às/aos lutadoras/es nas universidade e retirada de direitos de maneira ampla e irrestrita vem atingindo as/os estudantes que necessitam da política de permanência estudantil para a garantia efetiva de sua continuidade na Universidade, com os cortes e retirada de bolsas, como relatam os estudantes em carta enviada ao CRESS/SP:

“No dia 21 de março de 2018 às 23h22, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) publicou o resultado da reanálise de bolsas que foi solicitada em 2017, onde se excluiu de forma compulsória os perfis IV e V desse resultado, sob a alegação de falta de recursos. Os estudantes entenderam essa ação como uma quebra no acordo firmado no último Conselho Estudantil (CAE), no dia 06 de março, onde defendemos que o edital permanecesse o mesmo de 2017, sem uma lista de espera e sem alterações nos valores, e que os estudantes iriam se organizar politicamente, junto as demais categorias, a fim de buscar estratégias de luta que possibilitassem a inserção de novos recursos ao PNAES.”

Nessa direção, reafirmamos nosso compromisso com a classe trabalhadora e os movimentos sociais, fazemos coro com os estudantes no grito de “Não permitiremos os cortes!!!”, e nos colocamos à disposição para somar esforços nas próximas ações do movimento estudantil.

CONSELHO REGIONAL DE SERVIÇO SOCIAL 9ª REGIÃO – CRESS/SP