Na manhã de hoje, foi realizada na Câmara Municipal de SP, a Audiência Pública que trata das alterações na política de Assistência Social na cidade de São Paulo. A audiência organizada pela comissão de direitos humanos, cidadania e relações internacionais da Câmara, tratou de assuntos como o desmonte do SUAS no município, que inclui o descredenciamento de serviços de atendimento à proteção social básica e especial e a revogação da portaria 41/SMADS/2017 , que versa sobre a reestruturação dos serviços que acarretará um grande número de demissões de trabalhadores/as.
Nesta audiência, a Presidenta do CRESS/SP, Kelly Rodrigues Melatti, aproveitou para defender categoricamente pela revogação do decreto 57.839/2017 que trata da prestação de serviço a ser realizado de forma voluntária (não-remunerada) na Prefeitura de São Paulo. O CRESS/SP divulgou ontem (20/08) uma carta aberta ao prefeito João Dória sobre esse assunto (Veja aqui).
Na sequência a fala de Melatti, o vereador Fernando Holiday enalteceu o trabalho do secretário municipal frente às ações dirigidas à população de rua, o que, imediatamente, levou a plenária a se levantar e dar às costas ao vereador.
O secretário municipal de assistência social, Filipe Sabará , esteve presente na audiência durante o período da manhã, mas se retirou antes do fim. De acordo com alguns participantes, ele saiu pela portas dos fundos, sem dialogar com os trabalhadores/as do SUAS e a população presente.