CRESS-SP realiza I Assembleia Geral Ordinária de 2019

Assembleia Geral Ordinária foi realizada no centro da capital paulista.

No último sábado, dia 29/06, foi realizada a I Assembleia Geral Ordinária de 2019 promovida pelo CRESS-SP. O evento ocorreu em São Paulo e reuniu cerca de 140 pessoas num espaço de deliberação da categoria de assistentes sociais no estado de São Paulo.

O encontro abriu com a leitura e aprovação do Regimento Interno, seguida de uma de análise de conjuntura  que contou com a presença de Luciano Alves, da direção estadual do CRESS-SP; Altino Prazeres, metroviário e representante da CSP-Conlutas; Deise Lúcia do Nascimento, funcionária do INSS e Ana Paula Rosa, metalúrgica, ambas representantes da Intersindical.

A Reforma da Previdência foi o tema mais abordado. Luciano chamou a atenção para a maneira como a reforma está sendo apresentada pelo governo. “A estratégia de dizer que é uma nova previdência é para enganar e alienar a classe trabalhadora sobre a real intenção que é a destruição da previdência pública”, afirma.  O assistente social explica que isso pode acontecer com a transferência do movimento financeiro para o mercado privado. “Os recursos iriam para o capital financeiro atendendo assim os anseios do capitalismo. Gradativamente o trabalhador seria desencorajado a contribuir com a previdência social e incentivado a colaborar com a privada”, explica ressaltando que o uso do termo “novo” dá uma ideia de que a mudança seja algo positivo.

Altino Prazeres chamou atenção para as fragilidades do governo durante os seis meses da gestão em vigor e ressaltou a importância das/os trabalhadoras/es fazerem pressão contra a reforma da previdência. Segundo Prazeres, existe riqueza no Brasil, mas o problema está em sua distribuição.

Mesa de análise de conjuntura. Da esq para dir: Ana Paula (Intersindical), Luciano (CRESS-SP), Altino (CSP Conlutas) e Deise (Intersindical).

Deise Lucia do Nascimento alertou sobre os mecanismos usados para desviar a atenção das/os trabalhadores das discussões que lhe dizem respeito e enfraquecer suas lutas e ressalta a importância das/os assistentes sociais terem unidade enquanto trabalhadoras/es. “É preciso ter um discurso unitário para enfrentar o capital em qualquer lugar de trabalho que eles estejam. Quando a crise está muito grande, o Serviço Social é o primeiro a dizer contra as mazelas feitas pelo governo e pelos patrões. Considero muito importante o trabalho político feito pelo Serviço Social”, diz.

Ana Paula Rosa destacou a importância das/os trabalhadores terem uma unidade e se enxergarem como classe trabalhadora. Observa ainda que o avanço do capitalismo ao redor do mundo incentiva reformas que precarizam as condições de trabalho e durante sua fala parabenizou a iniciativa do CRESS-SP de convidar profissionais de outras categorias para participar da análise de conjuntura.

Após o debate foi realizada a apresentação de contas do Exercício 2018 do CRESS-SP pela Comissão de Planejamento. Os dados apresentados podem ser conferidos no Portal da Transparência, na página Planejamento/ Ações 2018/ Relatório de Gestão.

O conselheiro estadual Luciano Alves destacou a relevância da prestação de contas durante a assembleia alinhada à metodologia do conjunto CFESS-CRESS de priorizar o planejamento, monitoramento e avaliação das ações do conjunto. “Participo há 15 anos desse processo e hoje posso dizer que percebo uma tranquilidade na categoria em compreender e contribuir para o aprimoramento dessa metodologia”, avalia o assistente social.

Além da avaliação do cumprimento das deliberações do 46º Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS, 13 profissionais foram eleitas/os como delegadas/os, por meio de voto das/os participantes da assembleia, para representar a categoria nos Encontros Descentralizado Sudeste 2019 a ser realizado em São Paulo/SP no mês de julho, e Nacional do Conjunto CFESS/CRESS em Belém/PA, no mês de setembro. Por fim, a assembleia aprovou a moção de repúdio contra os atuais governos federal, estadual e municipais, e seus projetos em curso de destituição de direitos conquistados pelas/os trabalhadoras/es.

Delegação do CRESS-SP que participará dos Encontros Descentralizado Sudeste e Nacional do conjunto CFESS-CRESS

Espaço Criança

Como de costume, a assembleia contou com o Espaço Criança com atividades lúdicas e de recreação para crianças de 02 a 10 anos que estavam na companhia das/os participantes. Desde a primeira assembleia do ano de 2017, passou a ser condição determinante a escolha de um espaço que possar contemplar as duas situações, em atenção às necessidades das/os assistentes sociais.

No ano de 2014 a proposta foi aprovada para que se fizessem estudos sobre a viabilidade de ter um local para crianças nos espaços deliberativos do conjunto e, nesse sentido, alguns CRESS e o próprio CFESS elaboraram estudo à respeito. No caso da região Sudeste, o CRESS/RJ empreendeu esforços para um estudo preliminar, indicando a viabilidade desse espaço e, portanto, de cumprimento da deliberação da instância máxima do conjunto que é o Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS.