CRESS-SP realiza formação direcionada para as Comissões de Instrução de Processos Éticos

Encontro fortalece função precípua do Conselho com a participação de assistentes sociais de base

O CRESS-SP, por meio da Comissão Permanente de Ética (CPE), realizou nos dias 02 e 03 de agosto encontro formativo para assistentes sociais que compõem as Comissões de Instrução de processos éticos. Além da categoria presente, funcionárias/os administrativos da Sede e Seccionais participaram do encontro, uma vez que têm entre as suas atribuições o suporte às comissões durante todo o período de atuação.

O encontro foi realizado em São Paulo (SP) e nestes dois dias de atividade, 65 pessoas estiveram presentes ampliando a compreensão sobre o papel das comissões, suas funções, estrutura, responsabilidades e os ritos processuais em todas as suas fases.

A formação das Comissões de Instrução integra o Plano de Ação 2024 proposto pela atual gestão do CRESS-SP “Nossas histórias vêm de longe, pra que o amanhã não seja só um ontem”, e demarca o compromisso da direção com a defesa do Projeto Ético-político do Serviço Social e com a Política de Educação Permanente do Conjunto CFESS-CRESS, se valendo da dimensão política e pedagógica de reafirmação de valores e conteúdos que expressem a direção social estratégica para o trabalho das comissões.

É importante ressaltar que a formação direcionada para comissões é uma iniciativa pioneira do CRESS-SP, iniciada na gestão 2014-2017. Desde então, vem sendo realizada semestralmente, exceto nos últimos anos em que o mundo foi afetado pela de COVID-19.

Público presente durante as atividades

Para o Conselheiro Estadual, Thiago Agenor dos Santos de Lima, coordenador da Comissão Permanente de Ética, a formação proporcionou um espaço de aprimoramento sobre o trabalho das comissões de instrução: “esse é um espaço de diálogo sobre temas que atravessam o cotidiano da instrução processual”, diz.

Dentre os temas trabalhados, as competências do CRESS e do CFESS na orientação, fiscalização e defesa da profissão, formação ministrada pela coordenadora do Setor de Fiscalização, Neide Fernandes; as diferentes denúncias recebidas pelo CRESS-SP, população envolvida, denunciantes e denunciados além de denúncias ex-ofício,  diálogo feito por Thiago Agenor dos Santos, Conselheiro Estadual; e Os princípios éticos, o Código de Ética Profissional e os Direitos Humanos, com a professora Terezinha Rodrigues, marcaram os debates do primeiro dia (02/08) e que foram mediados por Bruna Riedo, conselheira do CRESS-SP.

Thiago Agenor, coordenador da Comissão Permanente de Ética

Já no dia 03/08 (sábado),  a programação refletiu sobre as competências das Comissões de Instrução, palestra com Sylvia Terra, assessora do CFESS para assuntos jurídicos e referência nesse tema; o Código Processual de Ética, oitiva de testemunhas e provas materiais com o assessor jurídico do CRESS-SP, Henrique Klassmann e Luciano Alves, base da CPE; e sobre as dimensões éticas e políticas para o exercício da comissão de instrução nos processos éticos, com Adrianyce Silva de Sousa, professora da UFF de Niterói. A mediação ficou a cargo de Geilson Sampaio, conselheiro estadual.

Competências da Fiscalização no Conjunto CFESS-CRESS é o tema abordado por Neide Fernandes, coordenadora do SFP

Ainda, as pessoas participantes participaram de simulações através de oficina prática baseados em casos reais e de simulação de julgamento. Estas foram ministradas por Elisabete Rosa, Henrique Klassmann e Nicole Araujo, respectivamente.

O assessor jurídico de CRESS-SP, Henrique Klassmann, teve participação central nesses dias de atividade e avalia que essa formação traz elementos que vão além dos conhecimentos adquiridos na graduação e, muitas vezes, também na formação profissional das bases. Ele ainda destaca a importância de assistentes sociais participarem desses espaços: “Atualmente, entendo como indispensável a participação das bases nesta formação, que já se solidificou como mais um elemento de qualificação da atuação institucional do CRESS/SP”, finaliza.

Sylvia Terra, ex-assessora jurídica do CFESS

 

 

Henrique Klassmann, assessor jurídico do CRESS-SP e Luciano Alves.

Ética profissional, arte e cultura caminham juntas

Quando falamos da dimensão pedagógica do processamento ético precisamos considerar os instrumentos que atravessam esse espaço.  É por esse motivo que o CRESS-SP vem priorizando vivências artísticas e culturais em suas atividades, como forma de refletir sobre como a arte instrumentaliza o trabalho de assistentes sociais. Nessa formação, a Cia de Teatro Tapijas conduziu vivências com as pessoas presentes como forma de socialização e de comunicação e expressão sobre as expectativas e objetivos da formação.

A arte tem um sentido estético, mas promove também a reflexão crítica. Esse é um critério fundamental para que as comissões de instrução atuem com competência e rigor em todas as etapas de sua atuação.

Cia de Teatro Tapijas conduz as vivências culturais nos dois dias de formação

Quer saber como fazer parte das Comissões de Instrução de processos éticos? Clique aqui e saiba o que você precisa fazer.

Mais Notícias 

adidas eqt   | adidas eqt 9317   | adidas eqt adv   | adidas eqt adv 9317   | adidas eqt adv pk   | eqt adv shoes   | eqt adv 93   | eqt adv 9317   | eqt adv black green   | eqt adv pk   |