Na última quinta-feira (22/08), atividade inédita organizada pela Comissão de Comunicação do CRESS-SP, reuniu grupo de profissionais que utilizam a comunicação como estratégia para aprofundar debates sobre o trabalho profissional de assistentes sociais.
Seja por meio de divulgação cursos, seja pela comédia, é fato que a comunicação digital assumiu papel importantíssimo na formação da sociedade. E no Serviço Social não foi diferente! A quantidade de profissionais que utilizam as redes sociais para disseminar conteúdo para refletir as bandeiras de luta e o projeto ético-político da profissão é cada vez maior.
Para além do engajamento e seguidores nas redes, o que se busca nesses espaços é refletir sobre a profissão e o mundo do trabalho, com uma linguagem acessível, crítica, e que reflita o cotidiano dos quase mais de 100 mil assistentes sociais em atuação no país. Esses espaços tendem, também, a ampliar a divulgação do trabalho realizado pelo Conjunto CFESS-CRESS, dando visibilidade sobre a profissão e “furando a bolha’, o que resulta em disseminação de informações para a sociedade em geral.
E esse debate é muito pertinente para o Serviço Social, já que a comunicação é também princípio ético da profissão. A comunicação feita por assistentes sociais junto às (aos) usuárias (os) dos serviços, ou por meio de seus documentos e relatórios, partem de um objetivo, de valores e visões de mundo expressos no cotidiano de trabalho. E ela deve ser pensada numa perspectiva crítica, dialógica, pedagógica, livre se preconceitos, enquanto direito humano.
Nessa primeira atividade, estiveram presentes as (os) assistentes sociais com perfis nas redes: Samara Santos @assistentesocialfeminista; Paulo Faleiro @assistentesocialirônico; Eduardo Moraes e Elson Santos – Serviço Social Cast; Claudia Tenório – Serviço Social Focalizado; Gabriela Elias – @assistentesocialfacilitando; James Feitosa – Serviço Social Provocativo/Propositivo e Daniela Augusto @praxispresta. Além destas, Leonardo Koury, representando o CFESS no Fórum Nacional de Democratização da Comunicação (FNDC), Ariana Celis, da empresa Celis Ensino, que presta serviços de comunicação para o CRESS-SP, diretoras das Seccionais e da Estadual.
A dinâmica do encontro foi pensada para que as (os) convidadas (os) apresentassem os principais pontos de destaque de seus perfis, indicando temas e assuntos de maior alcance com a categoria. Puderam, ainda, trazer suas impressões sobre a comunicação do CRESS-SP e recursos que podem contribuir com a aproximação da categoria nos debates sobre a profissão, especialmente com textos e materiais de orientação, para além dos eventos promovidos.
Para Raphaela Fini, diretora estadual que compõe a CCOM, o encontro foi histórico e materializa as discussões sobre a comunicação que a comissão tem se empenhado em realizar: “é preciso dar visibilidade ao trabalho do CRESS enquanto autarquia e à defesa da profissão através do compromisso desta gestão. Esse espaço de troca é fundamental para avançarmos nesse propósito”, conclui.
Saiba mais:
Você já conhece a Política Nacional de Comunicação? Acesse aqui