A Seccional Santos – Gestão: Luta, ousadia e união para fortalecer a profissão (2017-2020) e a Direção Estadual – Gestão: Trilhando a Luta, Com Consciência de Classe (2017-2020) do CRESS/SP, manifestam total apoio e solidariedade aos munícipes da região litorânea de São Paulo que estão sofrendo com os prejuízos causados pelas enchentes dos últimos dias, em especial São Vicente, Cubatão e Peruíbe, áreas atingidas com maior gravidade.
Enchente não pode ser considerada desastre natural, pois os intempéries da natureza são previsíveis, o que possibilita planejamento e organização da administração pública a fim de investir esforços e recursos em ações de prevenção e proteção da população que diariamente paga impostos e produz toda riqueza desse país.
Podemos afirmar que na região litorânea de São Paulo as enchentes em sua maioria atingem os bairros periféricos, resultando em destruição dos poucos pertences, possível adoecimento de famílias inteiras, perda da única moradia, e por vezes, em perda de vidas.
Tudo evitável, bastasse a administração pública da União, Estados e Municípios assumir sua real responsabilidade perante as demandas coletivas da sociedade, como por exemplo, se garantisse saneamento básico, tratamento da água e esgoto, coleta de lixo, moradia popular, e outras políticas públicas.
Entendemos que o dever público não deve ser substituído pela solidariedade espontânea de doações! Defendemos a responsabilização, comprometimento e efetividade da administração pública nas três esferas governamentais assumindo a implantação e implementação de políticas públicas que visem prevenir e corrigir os prejuízos causados por enchente, e apoiar efetivamente a população das áreas periféricas e atingidas por enchentes.
Essa é uma das tantas faces do racismo estrutural, por isso afirmamos e parafraseamos a campanha de gestão do conjunto CFESS/CRESS Assistentes Sociais no combate ao racismo: Na falta de água e na sobra de esgoto transborda racismo!
#pelofimdasenchentes
#peladignidade
#pelagarantiadedireitos
#AssistentesSociaisNoCombateAoRacismo