Piso salarial de assistentes sociais é tema de reunião entre CRESS-SP e CTB

Na última quinta-feira (17/08), o CRESS-SP e a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) realizaram encontro para tratar da luta em defesa do piso nacional salarial da categoria de assistentes sociais.

Representantes do CRESS-SP e CTB durante a reunião. Foto: Comunicação CTB

Pela direção do CRESS-SP participaram as conselheiras estaduais Patricia Maria da Silva e Najila Thomas, e pelo CTB-SP, Carlos Rogério Nunes, assistente social e secretário Adjunto de Políticas Sociais, Esporte e Lazer e Jacira Campelo, assistente social e presidente da entidade.

A reunião teve como objetivo retomar a participação do CRESS-SP no processo de organização e luta das/dos assistentes sociais pela implementação do piso salarial da categoria profissional e chamar a atenção de entidades sindicais de trabalhadoras/es envolvidas/os, como o Sindicato de Servidores Públicos, Federação de Servidores Públicos etc., para que participem dessa mobilização, referente ao Projeto de Lei nº 1827/2019, que dispõe sobre o piso salarial da/o assistente social.

A presidenta do CRESS-SP, Patricia Maria da Silva, enfatiza que a atual gestão “Nossas histórias vêm de longe, pra que o amanhã não seja só um ontem” tem como diretriz retomar a organização e participação em reuniões com sindicatos, centrais sindicais, reuniões de organização e articulação na Assembleia Legislativa de São Paulo. Patrícia reforça que a participação da categoria profissional é de extrema importância para que a pauta do piso salarial avance e convoca as/os assistentes sociais para que se organizem junto às entidades sindicais do estado de São Paulo e também em âmbito nacional, para fortalecer a luta com outros sujeitos. “A organização sindical da categoria profissional é de fundamental importância, a mudança acontece a partir da nossa organização coletiva”, conclui.

Como encaminhamento, está prevista nova agenda de reunião para o mês de setembro, com outras centrais sindicais, na qual serão traçadas estratégias de luta e defesa pela implementação do piso salarial para assistentes sociais.

O Projeto de Lei nº 1827/2019 estabelece o piso salarial profissional nacional para assistentes sociais em R$5.500,00 (cinco mil e quinhentos reais) mensais, reajustado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), para a jornada máxima de 30 (trinta) horas semanais para toda a categoria, seja quem trabalha na administração pública, iniciativa privada ou terceiro setor.

Piso salarial de assistentes sociais é aprovado em comissão da Câmara

Piso salarial dos assistentes sociais: CTB participa de reunião com o Cress SP