As Instituições de Ensino Superior (IES) contam agora com um novo sistema para Credenciamento dos Campos de Estágio. Nos últimos anos o Conjunto CFESS-CRESS vem discutindo as alterações no sistema em conjunto com a Implanta- empresa de tecnologia responsável pelos sistemas on-line que integram as informações do Conselho- com o objetivo de aperfeiçoar as condições de acesso e cadastramento de informações fornecidas pelas faculdades e universidades.
Dentre as novas funcionalidades, a IES poderá acessar o sistema com o mesmo login e senha que a/o assistente social já tenha cadastrado para acesso nos Serviços on-line do CRESS-SP. O fluxo para credenciamento segue o mesmo: antes de inserir as informações de um novo campo de estágio, o/a credenciador/credenciadora precisa estar habilitado/a pelo Setor de Fiscalização Profissional do CRESS-SP para iniciar o preenchimento das informações. Para isso, as IES (via coordenações dos cursos de Serviço Social) devem enviar uma comunicação ao Setor de Fiscalização Profissional informando os/as profissionais que deverão ser habilitados/as para assumir essa função junto ao Conselho.
Caso a/o credenciadora/credenciador não tenha acesso aos Serviços on-line será necessário criar um cadastro. Saiba aqui como fazer .
Além disso, se o e-mail cadastrado no CRESS-SP estiver desatualizado, é preciso requerer a atualização junto ao Setor de Inscrição para voltar a acessar os Serviços on-line.
Outra nova funcionalidade refere-se aos dados já pré-cadastrados da IES no novo sistema. Ao incluir o nome ou CNPJ da instituição, a base de dados busca as informações diretamente do site do e-MEC facilitando o preenchimento dos dados institucionais durante o credenciamento.
Conheça o novo link sistema de Credenciamento dos Campos de Estágio:
https://cress-sp.implanta.net.br/ServicosOnline/Estagiarios/
Limite de cadastros para credenciadores/credenciadoras
Visando a organização para acesso ao sistema, o CRESS-SP adotará um padrão para credenciamento das Instituições de Ensino Superior limitando a três (03) credenciadores/ credenciadoras por Instituição. Isso ajudará no acompanhamento dos dados fornecidos pela IES evitando que as informações fiquem dispersas entre muitas pessoas.
Lembrando que é de responsabilidade das IES comunicar ao CRESS-SP os campos de estágio de seus alunos e designar as/os assistentes sociais responsáveis por sua supervisão, conforme orienta a Lei de Regulamentação da Profissão em seu artigo 14 e a Resolução CFESS 533/08, no seu artigo 1º.
Materiais de apoio
Para facilitar o acesso ao novo sistema disponibilizamos uma cartilha de orientação para acesso aos Serviços on-line, para cadastramento de informações e emissão de declarações, além de um vídeo com um passo a passo sobre as diversas funcionalidades do sistema on-line de credenciamento.
Em caso de dúvidas, a IES deverá fazer contato pelo e-mail: admfiscalizacao@cress-sp.org.br