A Direção do CRESS-SP Gestão Ampliações – “Em defesa do Serviço Social, nos encontramos na luta!”, manifesta solidariedade aos familiares, amigas/os da assistente social Márcia Miranda, assassinada pelos seus sogros, em outubro de 2018.
Naquele mês e ano, assistentes sociais presentes na II Assembleia do CRESS-SP, realizada em 20/10/2018, manifestaram-se em solidariedade com o sofrimento dos familiares, amigas/os da assistente social, bem como, com as/os trabalhadoras/es do SUAS em São Paulo, visto que Márcia era coordenadora do CREAS Butantã e, até aquele momento, estava desaparecida.
O corpo de nossa querida companheira fora encontrado após longos dias de sofrimento, somente em 05/11/2018. Márcia foi assistente social, trabalhadora, mulher negra, mãe de dois filhos pequenos, um menino de 4 anos e uma menina de 9 meses.
Na terça-feira (05/07), ocorreu o julgamento do caso que teve como decisão a condenação dos acusados. Sabemos que nada será suficiente para minimizar a dor das pessoas afetadas por esta perda, e que o Sistema Penal não responde as necessidades da construção de uma sociedade mais humanizada. No entanto, em tempos de negação da vida e da memória, faz-se necessário o registro do desdobramento do caso e, principalmente, a expressão de nosso afeto e honra à Márcia.
Em nome do princípio ético da defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do arbítrio e do autoritarismo, manifestamos pesar pela perda brutal e precoce de nossa companheira Márcia, solidarizando-nos mais uma vez com familiares, amigas/os e trabalhadoras/es da CREAS Butantã.
Nos encontramos na luta!
Márcia, presente!