A Seccional São José do Rio Preto do CRESS-SP em conjunto com o Conselho Regional de Psicologia de SP, manifestam publicamente seu apoio às/aos trabalhadoras/es do SUAS no município, diante dos desmontes dos serviços e benefícios sociais e da precariedade das condições de trabalho.
Em nota, as entidades afirmam que as situações pelas quais as/os trabalhadoras/es estão expostas/os, ferem os Códigos de Éticas das profissões e defendem que a Política Municipal de Assistência Social de São José do Rio Preto esteja em consonância com o processo democrático do SUAS “as conquistas sociais alcançadas, a partir de décadas de lutas e construções coletivas e garantidas pelo aparato legal, não podem se tornar meios obsoletos e incompatíveis com as necessidades da população, principalmente da classe mais vulnerável“.
CRESS-SP esteve em reunião com a SEMAS
Em abril deste ano, o FMTSUAS-SJRP denunciou irregularidades no atendimento à população no auge da crise sanitária no estado de São Paulo, como a falta de equipamentos de EPI para as/os profissionais que atendem diretamente a população. O CRESS-SP participou de uma reunião com o Fórum e a SEMA de São José do Rio Preto (Secretaria Municipal de Assistência Social) para tratar das condições de trabalho e medidas adotadas para a proteção da saúde das/dos trabalhadoras/es e das/os usuárias/os do sistema.
Na ocasião, representantes da COFI do CRESS-SP, relataram as muitas denúncias e informações de desrespeito com a vida e saúde das/ os trabalhadoras/es.