Conselho Regional de Serviço Social de São Paulo (CRESS 9ª Região), por meio das direções Estadual e Seccional ABCDMRR, expressa total apoio e solidariedade à assistente social Mirian Guedes, vítima de violência racial no último dia 31 de janeiro de 2024.
Mirian Guedes foi injustamente acusada de furto na loja Daiso, situada no shopping Tucuruvi, na cidade de São Paulo, sendo mais um exemplo angustiante de violação de direitos e manifestação de racismo e opressão.
Reconhecemos que o racismo não é apenas um problema individual, mas um sistema de que permeia todas as estruturas de nossa sociedade. Portanto, é nossa responsabilidade coletiva confrontar e desmantelar essa estrutura, promovendo a igualdade, a justiça e a inclusão em todos os aspectos da vida.
Nos solidarizamos com Mirian e reiteramos o compromisso de combater toda e qualquer forma de racismo. Reafirmamos nosso compromisso ético-político na luta por uma nova ordem societária, sem discriminação racial, étnica, social e de gênero.
Repudiamos veementemente qualquer forma de violência resultante da manifestação do racismo, seja linguagem insultuosa, agressão física ou ações de extermínio.
Racismo é crime! (Lei 14.532/2023).
Entendemos que essa luta está longe de terminar, mas acolhemos sua dor, Mirian, pois ela também é nossa.
É necessário resistir.
Conselho Regional de Serviço Social de São Paulo (CRESS 9ª Região)
Direção Estadual: Gestão “Nossas histórias vêm de longe, pra o que o amanhã não seja só um ontem” (2023-2026)
Seccional ABCDMRR: “Na Luta de Classe, com Movimento, Resistência e Afeto” (2023-2026)