Nota de repúdio contra a violência policial durante a sessão de privatização da Sabesp

O Conselho Regional de Serviço Social de São Paulo – CRESS 9ª Região, repudia os atos violentos cometidos pela Polícia Militar do Estado de SP, ocorridos no dia 06/12/2023, na plenária da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), contra trabalhadoras/es, estudantes, sindicalistas, militantes de movimentos sociais e de partidos políticos que ocupavam a galeria em protesto contra o Projeto de Lei do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) referente à privatização da Sabesp, que estava previsto para ser votado naquele dia.

A privatização da Sabesp é um grande golpe para a população de São Paulo porque trata da entrega de uma importante estatal, lucrativa, e que atende a todo o estado e, principalmente, os municípios menores e com mais dificuldades.

Água é um direito e essencial à vida, por isso não pode ser considerada como mercadoria. Não poderia ser privatizada. A reivindicação feita pelos movimentos e sindicatos era para que a votação fosse adiada e que o governo abrisse um plebiscito oficial para ouvir a população que, como sabemos, é contrária a essa proposta.

No entanto, o que se pôde constatar foi a ausência de diálogo do governo com a população e uma enorme truculência da Polícia Militar sobre os manifestantes, resultando num saldo de muitas pessoas feridas, entre elas uma assistente social. Outras quatro pessoas foram detidas, sendo que duas chegaram a ter prisão preventiva decretada e que foram posteriormente soltas, graças à pressão popular.

Manifestação Popular é um direito constitucional. A prisão desses militantes teve claramente uma conotação política e, portanto, não podemos aceitá-las.

Reforçamos a garantia da defesa de uma sociedade democrática e justa.