II Assembleia Geral Ordinária – Saiba tudo o que rolou!

Assembleia aprovou orçamento para o próximo ano e elegeu  a Comissão Regional Eleitoral

No último dia 15 de outubro, o Conselho Regional de Serviço Social de São Paulo — 9ª Região (CRESS-SP) reuniu a categoria do estado para a 2ª Assembleia Geral Ordinária do ano de 2022. O evento novamente foi realizado no Nikkey Palace Hotel, em São Paulo e teve como foco a aprovação do Plano de Ação e eleição para a composição da Comissão Regional Eleitoral para a eleição de 2023.

A Assembleia iniciou com a leitura e aprovação do Regimento Interno, seguida de uma análise de conjuntura que contou com as presenças de Valdeir Claudinei de Oliveira, assistente social e Diretor Geral e Coordenador Acadêmico do Curso de Graduação em Serviço Social da Faculdade Paulista de Serviço Social- FAPSS-SP; Patrícia Maria da Silva, 2ª secretária do CRESS-SP. A mediação ficou por conta de Maria Conceição Borges Dantas, Conselheira Fiscal do CRESS-SP.

Análise de Conjuntura analisou problemas sociais, educacionais e a precarização do trabalho no Brasil

O professor Valdeir abriu sua fala agradecendo ao CRESS-SP pelo convite feito a ele, e ressaltou o quanto se orgulha em ser assistente social, profissão que, segundo o próprio, possibilitou a grande mudança em sua vida, o dando a chance de se reconhecer como homem e profissional.

Valdeir Claudinei de Oliveira – Diretor da Faculdade Paulista de Serviço Social (FAPSS)

Valdeir destacou pontos históricos importantes que resumem os retrocessos que o Brasil vem sofrendo nos últimos anos, principalmente com os avanços do conservadorismo. Ele aponta como as contradições da sociedade capitalista podem evoluir para conflitos individuais e ameaçar a ordem social, predominante no que a teoria positivista chama de “anomia”, a necessidade de ocupações que podem comprometer as condições extremas que ameaçam a reprodução social.

O professor criticou duramente a queda do investimento em políticas sociais pelo Governo Bolsonaro, destacando que atualmente temos uma classe trabalhadora fragilizada, resultado da precarização do trabalho com a informalidade.

Valdeir também se mostrou preocupado com questões educacionais, pedindo atenção para a qualidade dos/as profissionais do futuro, muito por conta do também descaso do atual governo com a educação, e pelo fato das grandes corporações dominarem as universidades do Brasil. Também comentou sobre a educação na pandemia, mostrando como o Serviço Social está entre as profissões mais afetadas pelo ensino à distância, e classificou que “a tecnologia transformou a alienação em sofisticação”.

Na sequência, Patrícia Maria focou suas falas em ressaltar o trabalho das/os assistentes sociais na pandemia, se emocionando ao citar companheiros//as de luta que infelizmente perderam suas vidas. “A nossa classe se não morreu de COVID, morreu de fome, LGBTfobia, feminicídio. Somos sobreviventes”.

Patricia Maria da Silva (esq) e Maria Borges (dir) durante a mesa de análise de conjuntura

A conselheira fez um balanço geral sobre os anos de pandemia, relatando as dificuldades entre a rotina do trabalho e a vida pessoal. Contou sobre os desafios da adaptação ao meio totalmente digital e como estas questões e o atual cenário político e social do Brasil influenciaram para o crescimento de fake news na internet. Por fim, elogiou toda a gestão atual do CRESS-SP, que teve que atuar praticamente o triênio de forma remota, e mesmo assim, entregou resultados positivos.

O evento seguiu com a apresentação, discussão e aprovação sobre a proposta orçamentária para o exercício de 2023, feita pela conselheira estadual Laressa Rocha. Em sua explanação, apresentou a complexidade do conselho e os desafios em manter a estrutura administrativa e política, bem como os projetos e ações propostas para garantir a função precípua do CRESS-SP. Após esse momento, Laressa apresentou a proposta de anuidade para o ano de 2023 para pessoa física e jurídica, e as formas de parcelamentos e descontos, taxas e emolumentos, para o próximo ano.

Apresentação da proposta orçamentária para 2023

Uma novidade para 2023 será a alteração no número de parcelas da anuidade para as/os assistentes sociais que optem por essa modalidade. A partir de fevereiro, pessoas física e jurídica poderão parcelar o valor total em até 10 vezes.

Pessoa Física
Pagando até Descontos Valor final
Valor da anuidade 2023 R$ 588,80 15/fev 15% R$ 88,32 R$ 500,48
15/mar 10% R$ 58,88 R$ 529,92
15/abr 5% R$ 29,44 R$ 559,36
15/mai 0 0 R$ 588,80
Parcelamento em 10 vezes 10 vezes de R$ 58,88

Pessoa Jurídica
Valor da anuidade 2023 R$ 663,13 15/fev 15% R$ 99,47 R$ 563,66
15/mar 10% R$ 66,31 R$ 596,82
15/abr 5% R$ 33,16 R$ 629,98
15/mai 0 0 R$ 663,13
Parcelamento em 10 vezes 10 vezes de R$ 66,31

Aprovação da proposta orçamentária para 2023

Ainda durante a Assembleia, a categoria presente pode acompanhar a devolutiva da delegação que esteve representando São Paulo nos encontros Descentralizado Sudeste e Nacional, ocorridos em agosto e setembro deste ano. Uma das tarefas dessa delegação era a de acompanhar os debates e as deliberações aprovadas nos encontros. Eleitas/os como representantes da categoria de assistentes sociais do estado de São Paulo, essas/esses profissionais levaram para a plenária suas impressões sobre os encontros, a importância desses espaços coletivos, reafirmando a importância das/os assistentes sociais ocuparem os espaços de participação da categoria para fortalecer as pautas do Serviço Social brasileiro.

Delegação do CRESS-SP que participou dos encontros Descentralizado e Nacional do Conjunto CFESS-CRESS

Plenária elege a Comissão Regional Eleitoral

Último ponto da Assembleia, a eleição da Comissão Regional Eleitoral encerrou a tarde de debates.  Tiveram direito à voz e voto os/as assistentes sociais com inscrição ativa na jurisdição do CRESS 9ª Região/SP, em pleno gozo de seus direitos e quites com a anuidade até o ano anterior, conforme Artigo 7° do Regimento Interno do CRESS/SP em vigor. Durante o credenciamento, as/os assistentes sociais receberam uma cédula pessoal em que puderam indicar até nove assistentes sociais, por ordem de preferência. As/Os seis nomes mais votadas/os farão parte da Comissão Regional Eleitora (CRE).

Comissão responsável pela totalização dos votos que elegeu a Comissão Regional Eleitoral do CRESS-SP

Ao total, 158 inscrições foram realizadas, deste número, 138 estavam aptos/as para votar. Houve votação para saber se as candidaturas de pessoas não presentes seriam válidas, e a maioria, em votação, aprovou a medida. Então, doze candidatos/as foram registrados/as. Cada postulante pôde se apresentar, assim como os não presentes que tiveram seus vídeos exibidos.

A Comissão eleita foi a seguinte:

• Claudio Bartolomeu Lopes – 72 votos (Titular)
  • Vanessa Daniella França – 70 votos (Titular)
  • Gabriela Ramos – 61 votos (Titular)
  • Diego Mori – 58 votos (Suplente)
  • Raquel Paiva – 54 (Suplente)

As eleições para o triênio 2023-2026 do Conjunto CFESS-CRESS estão previstas para março de 2023.