Estão abertas as inscrições para o Seminário Feminismos e Diversidade Trans, em São Paulo

Evento será realizado presencialmente na capital paulista, no dia 28 de junho

Acontece no final do mês de junho o Seminário Estadual Feminismos e Diversidade Trans: emancipação para todas, todos, todes. O evento será realizado no dia 28/06 (sexta-feira), das 8h30 às 18h30, na Ocupação 9 de Julho, com transmissão ao vivo pelo canal do CRESS-SP no youtube.

O evento é organizado pelo GT LGBTQIA da Comissão Ampliada de Ética e Direitos Humanos (CAEDH) do CRESS-SP,  grupo composto por assistentes sociais de base e  pessoas trans, e entra para o calendário de ações que demarcam o Dia do Orgulho LGBTQIA+, celebrado na mesma data.

As pessoas interessadas em participar presencialmente, deverão realizar inscrição pelo link: https://tinyurl.com/Diversidade2806  (INSCRIÇÕES ENCERRADAS!). O Seminário é gratuito e dará direito a certificado de participação apenas para as pessoas que participarem presencialmente.

No período da manhã, as mesas de debates vão trazer aspectos da conjuntura, o campo teórico das correntes feministas, e o histórico de lutas das entidades representativas das comunidades trans e travestis, e de que maneira estas estão alinhadas ao Projeto ético-político do Serviço Social. No período da tarde, os temas perpassam pelo debate das possibilidades de reparação histórica e construção de uma nova sociabilidade onde todas as pessoas estejam presentes e políticas públicas para as pessoas trans e travestis. Ao longo de todo o evento acontecerá, também, intervenções artísticas.

Confirma a programação abaixo, ou acesse a detalhada aqui.

Mesa 1 “Feminismos: diversas, mas não dispersas”
Palestrantes: Marcia Eurico/PUC SP e  Carolina Iara/ codeputada Estadual pela Bancada Feminista

Mesa 2 “Vozes de protagonismo, nada de nós sem nós!”
Palestrantes: Fabian Algarte- coordenador do IBRAT Nacional e Keyla Simpson – ANTRA

Intervenção cultural: Marcela Barone

Tarde:

Mesa 3 – Capitalismo, Direitos Humanos e Políticas Sociais

Palestrantes: Ariadne Ribeiro Ferreira – Oficial de Igualdade e Direitos do UNAIDS no Brasil e Neon Cunha – Mulher negra, ameríndia e transgênera, nessa ordem de importância! Ativista independente

Mesa 4 – Diversidade trans, seguridade social e equidade: necessidades e possibilidades

Palestrantes: Ísis Gois – Núcleo Trans Unifesp – e Liliane Caetano, assistente social.

Intervenções culturais

Uma Luiza

Marcinha do Corinto (a confirmar)

Renata Peron

Tema foi deliberado coletivamente no 50º Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS

Fruto de deliberação da categoria durante o 50º Encontro Nacional CFESS-CRESS, o Seminário Estadual promovido pelo CRESS-SP antecede o Seminário Nacional Serviço Social, Feminismos e Diversidade Trans, que será realizado em Belo Horizonte, no mês de setembro.
Discutir o trabalho profissional com essa população significa também um compromisso ético contra toda forma de opressão e discriminação. Assistentes sociais não só atendem essa população nos espaços de trabalho, como há profissionais trans e travestis dentro da própria categoria, conforme apontam os dados do Perfil de Assistentes Sociais no Brasil.