O Conselho Regional de Serviço Social – 9ª Região – CRESS/SP, manifesta por meio dessa carta, o repúdio à ação do Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado de São Paulo de extinção da Assessoria Técnica Psicossocial na Defensoria Pública do Estado de São Paulo.
A Defensoria Pública pretende acabar com a Assessoria Técnica Psicossocial que, entre as suas atribuições, assessora a Defensoria Pública-Geral sobre os assuntos de Serviço Social e Psicologia, possibilitando a atuação da instituição em consonância com os compromissos ético-políticos das profissões. Tal medida fortalece o movimento de relações hierarquizadas que incita relações de subordinações dos/as defensores/as com as/os assistentes sociais e psicólogas/os.
A assessoria técnica psicossocial da Defensoria Pública é uma estratégia importante de fortalecimento das atribuições profissionais dentro do espaço de trabalho e o fato dela ser composta por servidores de carreira, atesta a seriedade e a importância de fortalecer o trabalho profissional no âmbito da qualificação das ofertas da defensoria à população. Trata-se de uma possibilidade importante de fazer valer a voz e capacidade técnica de assistentes sociais e psicólogos, lotados nos CAM’s (Centros de Atendimento Multidisciplinar) frente à um contexto, muitas vezes, não propenso a isso.
Manifestamos, então, o apoio à todos/as assistentes sociais e psicólogos/as da Defensoria Pública, por meio da ASDPESP, e esperamos que o Conselho Superior reveja essa ação na votação que em breve acontecerá.
Em direitos da classe trabalhadora não se mexe!
CRESS/SP
Gestão Das Lutas Coletivas à Emancipação.
2014-2017