No próximo dia 14 de maio, quarta-feira, o CRESS-SP realizará atividades em virtude do Dia da/o/e Assistente Social (15).
Com o tema “Serviço Social na luta por justiça ambiental para a diversidade de povos e biomas” serão diversas intervenções políticas e culturais acerca das contradições que envolvem a sociedade contemporânea. A atividade tem início às 19h, e terá transmissão pelo youtube do CRESS-SP, clicando aqui.
O CFESS também realizará atividade online para o dia Da/o/e Assistente Social, na quinta-feira (15). Para acompanhar as informações do Conselho Federal clique aqui.
Confira a seguir as atividades e intervenções previstas na programação do CRESS-SP para o Dia da/o/e Assistente Social:
Tema: ‘Serviço Social na luta por justiça ambiental para a diversidade de
povos e biomas’.
Data: 14/05/2025
Horário: 19h00 as 22h00
Local: Transmissão pelo canal do youtube do CRESS SP
Mediação: Andresa e Barbara
1ª FALA DE ALUSÃO AO DIA DE ASSISTENTE SOCIAL
2ª CHEGANÇA- INTERVENÇÃO POLÍTICA/CULTURAL
Convocação e Memória da Ancestralidade: Arte como Instrumento de Luta com o Feminismo Comunitário Abya Yala Tecido Pindorama (https://www.instagram.com/feminismocomunitarioabyayalabr/)
3ª FALA DAS ORGANIZAÇÕES
ABEPSS
CFESS
ENESSO
CRESS/SP
4ª INTERVENÇÃO POLÍTICA/CULTURAL
Apresentação do Feminismo Comunitário Tecido Pindorama
5ª MESA TEMÁTICA – A CRISE CAPITALISTA E OS IMPACTOS AMBIENTAIS: GARANTIR JUSTIÇA AMBIENTAL É COMPROMISSO ÉTICO-POLÍTICO E BANDEIRA DE LUTA DE ASSISTENTES SOCIAIS COM:
JÚLIO CEZAR DE ANDRADE- Assistente Social, trabalhador, militante e Especialista em direito da criança e do adolescente-Acrescentar Mini bio informada no ofício.
Ementa: Reflexão crítica sobre o papel ético-político do Serviço Social na defesa da justiça ambiental enquanto bandeira de luta do conjunto cfess-cress. O compromisso profissional e as mediações possíveis na atuação de assistentes sociais frente situações de tragédias socioambientais.
CAUÊ TANAN- Acrescentar Mini bio informada no ofício.
MANUELA AQUINO- Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos. Mestra em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista. Especialista em Trabalho, Educação e Movimentos Sociais, pela Fundação Oswaldo Cruz (2013). Tem experiência na área de Sociologia e Sociologia Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: Mineração, Questão Agrária, Questão Ambiental, Reforma Agrária, Mundo do Trabalho, Movimentos Sociais. Atualmente integra a direção estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.
6º VÍDEOS DEPOIMENTOS
7º CHAT ABERTO
8ª INTERVENÇÃO POLÍTICA/CULTURAL
Nossas Lutas como Feministas Comunitárias em Abya YALA; Brasil não é um continente, é parte de um continente.
9º FECHAMENTO