
Na manhã desta quarta-feira (07), o CRESS-SP esteve presente no lançamento do Projeto EnfrentAção – Pesquisa e Intervenção Multiprofissional a partir da escuta de mães e familiares de vítimas da violência de Estado. A participação do Conselho foi por meio da representação da coordenação da Comissão Ampliada de Ética e Direitos Humanos.
O evento, realizado no auditório da Reitoria da Unifesp em São Paulo, reuniu autoridades, movimentos sociais e mães-pesquisadoras de diversos estados – RJ, CE, SP, MG e BA. E, destacou a urgência de políticas públicas que garantam os direitos à verdade, memória, justiça e não repetição.
O projeto é fruto da parceria entre o CAAF/Unifesp, o Movimento Independente Mães de Maio e a Secretaria de Acesso à Justiça (SAJU) do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Conta com o trabalho e suporte jurídico, psicológico e social às famílias impactadas pela violência estatal.
Um dos momentos mais marcantes foi o “jogral” com frases feitas pelas mães-pesquisadoras que perderam seus filhos e familiares vítimas do estado:
” […] Eu não queria estar aqui, não queria esse protagonismo. Eu queria estar com meu filho dentro da minha casa […]” (mãe- pesquisadora)
Clique aqui e acompanhe a transmissão de lançamento do projeto EnfrenAção através do canal da Proec/Unifesp.
