A Direção Estadual do CRESS-SP, Gestão Ampliações: Em defesa do Serviço Social, nos encontramos na luta! (2020-2023), emite posicionamento sobre o 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
A data demarca a importância de mobilizar e conscientizar a sociedade para o compromisso de proteger crianças e adolescentes contra os abusos sexuais, reafirmando a luta coletiva da organização política e da força dos movimentos sociais que se constituem enquanto resistência em defesa da proteção integral. Além disso, chama a atenção para a perspectiva de crescimento dos casos de abuso e exploração infantil que podem ocorrer neste período, em função da pandemia do covid-19.
No posicionamento, é ressaltada a importância da atuação do/a assistente social na defesa dos direitos da proteção integral de crianças e adolescentes: ” Nós, assistentes sociais, devemos empenhar esforços para estarmos nas trincheiras de defesa e proteção integral das crianças e adolescentes, junto aos movimentos sociais. Para tanto, materializar estas premissas é possível em todos os espaços sócio-ocupacionais nos quais nos inserimos, lançar mão da dimensão educativa da profissão. E, no trabalho profissional, por meio de ações estratégicas, levar ao conhecimento das pessoas atendidas, as informações necessárias para que possam proteger crianças e adolescentes e saber identificar sinais que sugiram alguma vitimização, e se for o caso, quais canais oficiais devem efetuara denúncia”.
O documento contou também com a colaboração da assistente social Sandra Eloiza Paulino, professora da FAPSS/SP e doutora e Serviço Social pela PUC/SP.
Acesse o documento na integra e compartilhe.