Dia 29 de agosto é o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica!
Dia 29 de agosto é o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica! Essa é uma data fundamental para lembrarmos das mulheres que amam e se relacionam com outras mulheres, são elas que lutam cotidianamente contra heteronormatividade compulsória, contra a lesbofobia, lesbocídio e machismo.
Dentre os princípios do Código de Ética Profissional, estão a defesa intransigente dos direitos humanos e a recusa do arbítrio e do autoritarismo e o “empenho na eliminação de todas as formas de preconceito, incentivando o respeito à diversidade, à participação de grupos socialmente discriminados e à discussão das diferenças“. É compromisso ético-político de todas/os as/os assistentes sociais, construir estratégias coletivas de resistência e enfrentamento contra as variadas formas de opressão, e de se posicionar em defesa da livre orientação sexual e identidade de gênero.
São tempos de resistir, são tempos de dar visibilidade à diversidade humana e de desvelar as manifestações do machismo que não só discrimina, mas que fetichiza e objetifica as relações lésbicas e bissexuais de forma estereotipada, com reproduções de padrões que reforçam uma cultura heteronormativa, patriarcal e machista.
A gestão do CRESS-SP, Ampliações: Em defesa do Serviço Social, nos encontramos na luta!, se coloca na defesa pelo direito de existir e de amar e reafirma seu compromisso ético na luta pela visibilidade lésbica, contra todas as formas de opressão, violência e intolerância que atingem as mulheres que se relacionam afetiva-sexualmente com outras mulheres.
Luana Barbosa, presente!
#visibilidadelésbica
Conselho Regional de Serviço Social de São Paulo – CRESS 9ª Região/SP
Gestão Ampliações: “Em defesa do Serviço Social, nos encontramos na luta!” – Triênio 2020-2023