Conselheiros apresentam pôster no 15° CBAS sobre as ações descentralizadas do CRESS-SP

img-20160908-wa0004

Os Conselheiros do CRESS-SP 9a Região apresentaram na manhã de hoje, durante o 15° Congresso Brasileiro de Serviço Social (CBAS), o trabalho que vem sendo desenvolvido pela atual gestão, no processo de descentralização das ações político-pedagógico do Conselho.

Na perspectiva de desenvolver ações descentralizadas que garantam um maior alcance junto à categoria profissional, foi criada a Comissão de Trabalho Profissional e Organização Política (CTPOP), com o objetivo de estabelecer diretrizes para o fortalecimento do trabalho profissional por meio de ações de educação permanente e organização política da categoria profissional.

A CTPOP busca aproximar e sensibilizar os profissionais para participar da gestão do conselho, colocando em prática a política de educação permanente. Nessa sentido, o conselho deve funcionar articulando a dimensão precípua de fiscalização com a educação permanente, processo fundamental para garantir as competências e atribuições privativas inscritas na lei de regulamentação da profissão.

O trabalho apresentado no Congresso, pelo eixo Movimentos Sociais e Serviço Social: Sujeitos coletivos e lutas sociais na América Latina, contou também com uma mesa de debate sobre esta temática. O palestrante Marcelo Braz (UFRJ) avaliou de maneira positiva a experiência do CRESS-SP e ressaltou que a organização política da categoria é a tendência de maior importância de desenvolvimento junto às ações de formação, como as apresentadas pelo Conselho.

As ações descentralizadas são desenvolvidas através dos Núcleos Descentralizados, que são espaços oficiais do CRESS-SP, específicos para apresentação, execução e desenvolvimento de ações emanadas pela CTPOP e pela categoria profissional que deles participe ativamente,  que hoje realiza suas ações nas seguintes regiões: Núcleo Centro Expandido, Leste 1, Alto Tietê, Guarulhos, Grande Oeste, Norte e Sul.

Confira na íntegra o artigo, Reflexões sobre o processo de descentralização das ações do Conselho Regional de Serviço Social – São Paulo, apresentado no 15° CBAS.