Com participação inédita, Seminário Estadual fortalece categoria de assistentes sociais para desafios da atual conjuntura

Assistentes sociais de trajetória expressiva e representantes de movimentos sociais debateram estratégias para defesa do projeto ético-político em novo momento

Prof. Dra. Carmelita Yazbek fala em mesa “80 anos do Serviço Social no Brasil: memórias, resistências e desafios” durante Seminário Estadual. foto: Sônia Melo

Foi com grande entusiasmo que a categoria de assistentes sociais respondeu ao chamado do CRESS-SP para o evento em comemoração aos 80 anos da profissão.

O auditório do hotel Circolo Italiano, localizado no centro da capital, ficou completamente lotado durante todo o dia. Foram cerca de 500 profissionais e estudantes que acompanharam uma programação completa, com direito a mesas de debates e lançamentos de materiais e campanhas.

O dia começou com uma mesa de abertura em que estiveram presentes as entidades representativas do Serviço Social: CRESS, CFESS, ABEPSS e ENESSO. No encerramento da mesa, a presidente do Conselho Mauricleia Soares agradeceu o engajamento e a paciência para que o evento pudesse concretizar uma vitória para a categoria. “Agradecemos a paciência das/dos assistentes sociais, porque sabemos que organizar um evento dessa magnitude traz grandes desafios”, disse.

mesa

Prof. Dra. Carmelita Yazbek fala em mesa “80 anos do Serviço Social no Brasil: memórias, resistências e desafios” durante Seminário Estadual. foto: Sônia Melo

Seguida pela mesa de Análise de Conjuntura: “Ofensiva conservadora-capitalista nos direitos da classe trabalhadora”, os presentes puderam dialogar sobre os desafios de uma conjuntura inédita, com abertura para que as/os assistentes sociais pudessem publicizar as dúvidas e opiniões do atual momento.

Após a mesa, assistentes sociais puderam acompanhar o lançamento da nova campanha do Conselho, “Em direitos da classe trabalhadora não se mexe”, com a exibição de um vídeo e apresentação do diretor Fábio Rodrigues, que reafirmou o compromisso da atual gestão do CRESS-SP pela defesa intransigente aos direitos da classe trabalhadora.

Após o almoço, o evento retornou com a mesa “80 anos do Serviço Social no Brasil: Memórias, resistência e desafios”, uma mesa bastante aguardada por conta da trajetória das professoras Doutoras Carmelita Yazbek e Yolanda Guerra, que debateram os desafios da profissão em um momento de muitas dúvidas e incertezas, refletidas nas falas dos participantes. A mesa também contou com mediação das/os Conselheiras/os Luciano Alves e Márcia Heloísa.

A programação também incluiu o lançamento da nova revista científica do CRESS-SP, Emancipa: o cotidiano em debate, que conta com trabalhos das assistentes sociais Priscilla Cardoso, Bia Abramides e Tânia Diniz, além de textos das entidades CRESS, CFESS e ABEPSS. A edição inaugural, com tiragem de 3 mil exemplares poderá ser encontrada em breve na biblioteca do CRESS-SP.

Estrutura Profissional

Para garantir uma estrutura que comportasse a demanda do evento, o CRESS-SP contou com o trabalho dos funcionários da autarquia, telões em dois ambientes e coquetel de encerramento com discotecagem profissional. Além de garantir a filmagem, fotografias e cobertura jornalística. “É compromisso dessa gestão garantir espaços para que em conjunto possamos refletir e propor ações para a categoria e, neste sentido, pensar na estrutura destes espaços é também muito importante”, comentou Laressa Rocha, tesoureira do CRESS-SP.

Os/as assistentes sociais presentes ainda puderam levar para a casa um kit contendo pasta customizada, bloco de notas, caneta e materiais da campanha Em Direitos da Classe Trabalhadora Não se Mexe.