
Espaço da Cia. de Teatro Mungunzá Teatro de Container. Foto: Victor Iemini/Divulgação
MÃOS PARA CIMA: A CIDADE QUE VIOLENTA A CULTURA DO SEU POVO
A cidade de São Paulo, uma das mais importantes do mundo, a maior metrópole da América Latina, rica em dinheiro e diversidade sociocultural, também é fruto da extrema violência e desigualdade social.
No último dia 20 de agosto foi veiculado em tempo real cenas brutais e dignas de repúdio, que repercutiram em vários canais de comunicação, gerando manifestações de diversos setores da sociedade contra a ação protagonizada por coadjuvantes do Estado: Guarda Civil Metropolitana de São Paulo – GCM, que usou da força e repressão aos que resistiam com palavras de ordem e poesias: as/os verdadeiras/os protagonistas da história – atrizes, atores, diretoras/es, profissionais da arte e da cultura – num ato que encenou a vida real.
Não nos enganemos: tudo isso é expressão de um modelo de cidade que não valoriza, não financia e não acolhe o seu próprio povo. Estamos à venda, e o produto são nossos corpos, submetidos à sanha privatista do grande capital imobiliário e de suas corporações.
Nós, Assistentes Sociais, somamos a luta enquanto classe trabalhadora, das diversas áreas das políticas públicas dessa cidade, reafirmamos a defesa intransigente dos direitos humanos e do conceito ampliado de seguridade social, unindo nosso grito de resistência pela garantia de acessos a direitos fundamentais, e aqui falamos de democracia, liberdade, trabalho, moradia, cultura, e tantos outros direitos violados diariamente. Seremos frente coletiva e faremos coro junto ao Teatro Mungunzá, ecoando as palavras de Gilberto Gil:
“Cultura é ordinária! Cultura é igual feijão com arroz, é necessidade básica. Tem que estar na mesa, na cesta básica de todo mundo.”
Não à retirada do Teatro Mungunzá! Não à violência Estatal promovidas por agentes da segurança pública! Por mais Teatros, menos repressão! Não à especulação imobiliária na cidade de São Paulo! Não ao desfinanciamento da Cultura! Pelo direito da arte, cultura e lazer como seguridade social!
CRESS 9ª Região – São Paulo- Gestão 2023/2026 – “Nossas histórias vêm de longe para que o amanhã não seja só um ontem”