Na última semana, a Biblioteca de Assistentes Sociais do Conselho Regional de Serviço Social da 9ª Região – CRESS-SP, que leva o nome da assistente social Elma da Costa Ribeiro, recebeu a visita de três membros de sua família: Dávius da Costa Ribeiro Sampaio, Vinícius Ribeiro Sampaio e Beatriz de Oliveira Sampaio.

Presidenta Cida Mineiro entrega recordação a Dávius da Costa Ribeiro.
O encontro foi marcado por momentos de partilha e emoção, com relatos que contribuíram para resgatar e enriquecer a memória de Elma, figura importantíssima na história do Serviço Social brasileiro e referência de militância e resistência em tempos de repressão. Durante a visita, os familiares compartilharam histórias pessoais e episódios marcantes da trajetória de Elma, situando sua atuação em um contexto político de forte cerceamento de liberdades.

Familiares de Elma, Presidenta Cida Mineiro e funcionários do Conselho.
Elma da Costa Ribeiro foi assistente social, militante comunista e defensora de causas sociais em um período histórico em que a ditadura militar impunha silenciamentos, especialmente às mulheres que ousavam ocupar espaços de protagonismo político e intelectual. Sua trajetória, atravessada por enfrentamentos e conquistas, reafirma o papel fundamental de assistentes sociais na luta por justiça e democracia no Brasil.
A recepção dos familiares pela atual presidenta Cida Mineiro e trabalhadoras/es do CRESS-SP afirma o compromisso da autarquia com a preservação da memória e da história da profissão, valorizando figuras que, como Elma, contribuíram para a construção de um Serviço Social transformador.
A visita também reforça o caráter simbólico da biblioteca que leva o nome de Elma da Costa Ribeiro, reafirmando-a como espaço vivo de memória, resistência e valorização da história de assistentes sociais que atuaram — e seguem atuando — em defesa dos direitos humanos e da democracia.
Elma, “amou até o fim, enquanto teve forças. Se embebedou da vida, do ar, de tudo o que considerou necessário e justo.” (Pedro Malheiros)