No último sábado ( 1° de julho) o CRESS/SP realizou a 1ª Assembleia Geral da categoria no Hotel San Raphael, no centro de São Paulo, com a presença de 120 profissionais. A mesa de abertura foi mediada pelo conselheiro Ubiratan Dias Jr, com a participação da Profa. Terezinha Rodrigues, da PUC/SP, que ficou com o desafio de realizar análise sobre a conjuntura atual de retirada de direitos, e da presidenta Kelly Rodrigues Melatti que apresentou um panorama sobre os 46 dias de gestão e os desafios postos à nova direção na atualidade.
Essa é a primeira Assembleia organizada pela nova gestão Ampliações: Trilhando a Luta, com Consciência de Classe, e contou com uma nova metodologia de discussão por eixos das deliberações e recomendações apontadas pelo relatório do 45° Encontro Nacional do conjunto CFESS/ CRESS. Foram discutidas e aprovadas também, as novas propostas feitas pelos grupos que compunham os eixos e que serão levadas ao Encontro Descentralizado da Região Sudeste, que ocorrerá em agosto, no Rio de Janeiro.
A conselheira presidenta do CRESS/SP Kelly Rodrigues Melatti, avaliou como positivas as discussões ocorridas nos eixos durante todo o período da manhã: “Os grupos tiveram participação significativa da categoria, foi possível observar uma média, claro com algumas exceções, de grupos com trinta pessoas, quarenta pessoas, o que garante uma representatividade na categoria nas elaborações de propostas. Além disso, foi possível ver o debate, as divergências, as convergências, o consenso e isso faz parte da construção política”.
O período da tarde foi destinado à apresentação das contas do exercício de 2016, feita pelo conselheiro Matsuel Martins, para aprovação das propostas debatidas nos eixos, eleição das/os 15 delegadas/os que irão compor a delegação que participará do Encontro Nacional em Brasília, entre os dias 07 a 10 de setembro e apresentação de moções das/os assistentes sociais presentes na plenária.
Disponibilizamos abaixo todas as moções apresentada e aprovadas durante a Assembleia:
Moção aos Servidores do município de Mongaguá
Moção direito à cidade – ações na chamada região da “cracolândia”
Moção de Repúdio contra os desmontes na política da assistência social – Santos e Vale do Ribeira
Moção de Repúdio contra as ações de terceirização na saúde – Guarulhos
Moção de Recomendação à Câmara Municipal de Taubaté
Moção de Recomendação à Fundação Vunesp e Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto
Espaço Criança
Durante todo o período da Assembleia, as assistentes sociais acompanhadas de crianças entre 02 e 10 anos, puderam experimentar uma proposta pensada para a realização de atividades educativas enquanto participam dos diversos momentos da Assembleia. As crianças ficaram aos cuidados de monitoras durante todo o dia e um sistema de acompanhamento das atividades era feita através de um aplicativo de mensagens de celular, sempre que solicitado pela responsável ou pela criança.
Em 2014, essa questão foi aprovada enquanto deliberação para que fossem feitos estudos sobre a viabilidade de ter um local para crianças nos espaços deliberativos do conjunto e, nesse sentido, alguns CRESS’s e o próprio CFESS elaboraram estudo à respeito. No caso da região Sudeste, o CRESS/RJ empreendeu esforços para um estudo preliminar, indicando a viabilidade desse espaço e, portanto, de cumprimento da deliberação da instância máxima do conjunto que é o Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS.