A nova edição traz o tema “Assistentes Sociais no Combate ao Racismo” e integra o conjunto de ações da Campanha de Gestão (2017-2020) de mesmo nome.
A partir desta semana, o CRESS-SP disponibiliza às/aos profissionais a agenda 2019 para compra na Biblioteca da Sede ou em uma das onze seccionais do estado de São Paulo. Lembrando que a tiragem é limitada por região e uma vez encerrada as vendas, não serão feitas novas reposições.
Os textos de cada um dos meses foram elaborados e selecionados por assistentes sociais negras/os, que vêm contribuindo para o debate da questão racial na profissão e abordam diferentes expressões do racismo, como: desigualdades do mercado de trabalho, a segregação socioterritorial, a situação de imigrantes, do extermínio da juventude negra, da violência praticada contra as religiões de matriz africana, da violência e objetificação dirigida às mulheres negras, do racismo institucional, entre outros. Destacamos o mês de outubro que contou com a colaboração do assistentes social Julio Cezar de Andrade, conselheiro estadual e membro da Comissão Ampliada de ética e Direitos Humanos (CAEDH).
Abordam ainda algumas conquistas, sob a forma de políticas de reparação existentes na legislação brasileira, tais como aquelas dirigidas às populações quilombolas, a política de saúde da população negra e as cotas raciais na educação.
A Agenda Assistente Social 2019 traz também ilustrações e intervenções gráficas que procuram dialogar com este projeto coletivo, usando a arte em tonalidades mais sóbrias, ou como forma de denúncia das expressões do racismo, ou como valorização da luta e resistência da população negra. Os grafismos internos remetem a pinturas africanas, com traços e cores que valorizam a cultura e a história do povo negro e sua ancestralidade.
“A campanha Assistentes Sociais no Combate ao Racismo tem uma série de ações planejadas até seu encerramento, em 2020. Produzir a agenda da categoria com essa temática possibilita que essa pauta seja incorporada no cotidiano profissional por meio de um instrumento de uso diário, importante para a qualificação de cada assistente social”, explica a conselheira do CFESS, Mauricleia Soares, que também contribuiu para elaboração da Agenda 2019.
“Essa campanha é uma construção coletiva da categoria de assistentes sociais e dá visibilidade a um dos nossos princípios éticos, que é o de tratar todos/as com igualdade, sem qualquer preconceito ou forma de discriminação. O racismo é uma das formas de discriminação mais duradouras no Brasil, e ele persiste mesmo após a abolição da escravatura, há 130 anos. O combate ao racismo se faz, portanto, cotidianamente, e é compromisso da nossa categoria. Assistentes sociais fazem inúmeras ações desse tipo, no seu local de trabalho, no atendimento à população. É tarefa nossa dar voz às demandas da população negra para que acessem as políticas sociais”, completou a presidente do CFESS, Josiane Soares.
O valor unitário para o repasse para a categoria é de R$ 10,00 (preço de custo) e, conforme orientação do CFESS aos CRESS, não há qualquer tipo de atividade lucrativa neste repasse.
Para adquirir a sua, entre em contato com a Biblioteca do CRESS/SP ou com a Seccional de sua jurisdição! Importante destacar também que a Agenda Assistente Social 2018 atende as funções legais estabelecidas na Lei 8.662/1993, no que diz respeito à orientação profissional.