Evento ocorre na capital paulista no dia 15 de julho, o primeiro organizado pela nova direção estadual empossada no mês de maio
A direção estadual do CRESS-SP para o triênio 2023-2026 “Nossas histórias vêm de longe, pra que o amanhã não seja só um ontem”, convoca a categoria de assistente sociais do estado de São Paulo para a 1ª Assembleia Geral Ordinária. Com a temática 60 anos do CRESS-SP: Uma história da profissão e a profissão na história, o evento será realizado no dia 15/07 (sábado), das 8h30 às 18h30, no Novotel Jaraguá, no centro de São Paulo, em um formato estendido para garantir a discussão sobre planejamento do triênio, e que será levado para os Encontros Descentralizado Sudeste e Nacional, do conjunto CFESS-CRESS.
A conselheira estadual e membra da comissão organizadora, Francilene Gomes Fernandes, destaca que as assembleias são espaços preciosos para democratização do Serviço Social e viabilizam que a gestão possa estar atenta e conectada as demandas trazidas pelas/os profissionais de base.
A democratização dos debates é, inclusive, um dos compromissos das novas gestões do CRESS-SP com a categoria do Estado. Por esse motivo, as Seccionais organizam as pré-assembleias para que as/os assistentes sociais que não consigam se fazer presente no dia, tenham suas propostas e sugestões incorporadas ao debate durante a plenária.
Primeiro ano das gestões é de planejamento
Como acontece em todo primeiro ano dos novos triênios, os encontros deliberativos convergem para o planejamento do Conjunto CFESS-CRESS. Por isso, o CRESS-SP está organizando uma assembleia diferente, de dia todo, para iniciar as discussões com a categoria e elaborar uma proposta de planejamento pelo estado de SP.
A primeira parte da assembleia seguirá o modelo tradicional: primeira e segunda chamadas, mesa de análise de conjuntura, debate, apresentação do relatório de gestão e aprovação das contas do exercício 2022. Na parte da tarde, após o intervalo para o almoço, será realizada a discussão do planejamento do CRESS-SP em grupos de trabalhos divididos por eixos: Orientação e Fiscalização Profissional; Ética e Direitos Humanos; Administrativo Financeiro; Relações Internacionais; Comunicação; Formação Profissional; Seguridade Social. As pessoas presentes poderão escolher em quais grupos de trabalho desejam contribuir, sem necessidade de inscrição prévia.
Após a discussão sobre o planejamento, será realizada a eleição de delegadas/os que representarão o CRESS-SP no Encontro Descentralizado Sudeste e Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS em agosto, em São Paulo (SP) e setembro, em Brasília (DF), além da votação pela plenária dos temas debatidos nos eixos.
A comissão organizadora está entusiasmada e avalia que o encontro será um espaço em busca de debates, ideias e conceitos que venham a viabilizar boas discussões para a construção de propostas de deliberações que reflitam a realidade social e da profissão no estado de São Paulo.
Quem pode participar
A Assembleia Geral é aberta ao público, mas somente as/os assistentes sociais com inscrição ativa no CRESS-SP, em pleno gozo de seus direitos e quites com a anuidade até o ano anterior (2022) têm direito a voz e voto.
As/Os demais participantes que não estejam contempladas/os neste quesito (como estudantes, representantes da sociedade civil, bacharéis em Serviço Social, dentre outras/os) terá direito apenas à voz no decorrer da Assembleia.
Espaço Criança
Como já ocorre em diversos eventos presenciais, o CRESS-SP disponibiliza o Espaço Criança durante o período de realização da Assembleia. O espaço é destinado a crianças de 03 a 12 anos e seus responsáveis devem fazer inscrição pelo formulário: https://bit.ly/EspaçoCriançaJulho
Saiba mais
Confira o Edital de convocação da 1ª Assembleia Geral Ordinária
1ª Assembleia Geral Ordinária
Local: Novotel Jarágua – R. Martins Fontes, 71 – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo – SP
Horário: 8h30 às 18h30
Programação
08h00 Início do credenciamento
08h30 Primeira chamada
09h00 Intervenção cultural
09h30 Segunda chamada
09h35 Leitura e aprovação do Regimento Interno
10h05 Inclusão e sugestão de novas pautas
10h15 Encerramento do credenciamento
10h20 Mesa de Abertura: CFESS, CRESS, ABEPSS, ENESSO
10h30 Mesa: Análise de conjuntura e do trabalho profissional – As transformações societárias e as perspectivas do governo democrático popular e sua tentativa de conciliação de classes para a classe trabalhadora brasileira.
Convidada: Cláudia Adão
11h30 Debates
12h00 Mesa: Balanços da gestão do CRESS-SP e aprovação do Relatório de Gestão de 2022
12h30 Debate e encerramento da parte da manhã
13h00 Almoço
14h30 Divisão de trabalho de grupos pelos eixos
Eixos por sala:
Sala A: Orientação e Fiscalização Profissional;
Sala B: Ética e Direitos Humanos;
Sala C: Administrativo Financeiro; Relações Internacionais; Comunicação;
Sala D: Formação Profissional; Seguridade Social.
16h00 Eleição de delegados/as para o Encontro Descentralizado do Sudeste e Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS
16h30 Apresentação e aprovação na plenária das propostas dos eixos a serem encaminhados e debatidos no Encontro Descentralizado do Sudeste e Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS
17h10 Discussão de outras pautas que foram incluídas no início da assembleia
17h40 Leitura e aprovação das moções
18h00 Apresentação dos resultados da eleição das/os delegadas/os
18h15 Informes
18h30 Encerramento