Será realizado amanhã (24/03) na PUC/SP, o evento/ato em celebração ao Dia Internacional do Direito à Verdade, data que busca resgatar a verdade histórica sobre os crimes e violações de direitos cometidos durante o período da ditadura civil-militar. A ação tem como compromisso manter as denúncias e a luta por justiça para que os crimes desse período não fiquem impunes.
A Lei n° 13.605/18 promulgada em 9 de janeiro, passa a fazer parte do calendário nacional de datas comemorativas, e estabelece que a data deve ser dedicada à reflexão coletiva sobre a importância do conhecimento das situações em que tenham ocorrido graves violações aos direitos humanos e que permitam a reafirmação da dignidade das vítimas e a superação dos estigmas sociais criados por essas violações violações.
O evento será também dedicado à memória da vereadora Marielle Franco e de Anderson Pedro Gomes, assassinados no dia 14 deste mês, no Rio de Janeiro, e, na pessoa deles, serão homenageadas todas as vítimas da violência institucional do atual governo brasileiro.
Informações:
Data: 24 de março (sábado) – às 13h30
Local: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) – Sala 239 (prédio novo)
Rua Ministro Godoi, 969 – Perdizes
5° Ato Unificado Ditadura Nunca Mais
Outra importante atividade em memória às vítimas da ditadura militar ocorre no bairro de Vila Mariana, organizado pelo Comitê Paulista pela Memória, Justiça e Verdade.
O ato se concentrará a partir das 10h, na Rua Tutoia, 921, em frente ao antigo Doi-Codi de São Paulo.
Acompanhe o evento pelo facebook: https://www.facebook.com/events/887596501419634/
Fontes:
Senado Notícias
Assessoria de Comunicação Dep. Luiza Erundina
Saiba mais:
Baixe aqui o livro publicado pelo CFESS: Serviço Social, Memórias e Resistências contra a Ditadura
Assista o vídeo sobre a exposição Serviço Social, Memórias e Resistências contra a Ditadura