“o racismo institucional possui duas dimensões interdependentes e correlacionadas: a da política programática e a das relações interpessoais. Em relação a primeira, ela compreende as ações que impedem a formulação, implementação e avaliação de políticas públicas no combate ao racismo, bem como a visibilidade do racismo nas práticas cotidianas e nas rotinas administrativas no cotidiano” (CFESS, 2016).
O Conselho Regional de Serviço Social- 9ª Região/São Paulo vem a público manifestar todo apoio e solidariedade ao Estudante Ketinho Oliveira que sofreu ato de violência no último dia 10/03/2018.
Às vésperas do dia 21 de março, Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, o estudante de Serviço Social foi agredido violentamente por um agente de segurança da rodoviária de Santos/SP. Essa é mais uma das expressões de violação de direitos e manifestação do racismo, que exige do Serviço Social como profissão – e da sociedade como um todo – a denúncia e o posicionamento.
A gestão “Ampliações: Trilhando luta com Consciência de Classe” vem publicamente se solidarizar com a luta e combate a toda e qualquer forma de racismo, principalmente o racismo institucional.
Reafirmamos nosso compromisso ético-político por uma sociedade sem discriminação de classe gênero, raça/etnia e condição social, e repudiamos qualquer tipo de atentado violento, aterrorizante, vexatório, constrangedor, produzido pela manifestação do racismo, preconceito étnico-racial expressos em linguagens insultuosas, ataque físico e extermínio. Nossas lutas são pela equidade de raça, etnia e pela política de igualdade racial!
CRESS/SP
Gestão Ampliações: Trilhando a Luta com Consciência de Classe (2017-2020)