A SubCOFI Sede e o GT Socioeducação realizaram ontem (30/11), no Sinsprev -SP, a roda de conversa “Assistentes Sociais que atuam nas medidas socieducativas“.
O encontro teve como objetivo debater os desafios e as potencialidades da atuação profissional neste segmento além de discutir a melhoria nas condições de trabalho em meio aberto e fechado das/os assistentes sociais.
Participaram do encontro aproximadamente 60 assistentes sociais que identificaram a importância dessa discussão sobre as da atuação profissional nas medidas socioeducativas, especialmente pela dificuldade colocada frente à desqualificação da prática profissional bem como o cerceamento de sua autonomia. Os relatórios técnicos preenchidos pelos profissionais nos atendimentos são recorrentemente utilizados como “provas” contra as/os atendidos/as influenciando de maneira equivocada o Judiciário pelo viés da criminalização da pobreza, sem considerar a/o adolescente através de suas múltiplas necessidades e enquanto sujeitos de direitos, conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente.
Confira abaixo alguns registros do encontro!