Nota Pública de Solidariedade à Maria Inês da Silva Barbosa

O Conselho Regional de Serviço Social – CRESS-SP – 9ª Região, autarquia PÚBLICA responsável pela orientação e fiscalização do exercício profissional dos/as assistentes sociais no estado de São Paulo, em conjunto com o Comitê de Combate ao Racismo, vem por meio desta, endossar a nota pública de solidariedade à Professora Dra. Maria Inês da Silva Barbosa emitida pelo Conselho Regional de Serviço Social de Mato Groso – CRESS-MT, 20ª Região. 

O ocorrido com a Professora Dra. Maria Inês é um ato inadmissível na atual conjuntura brasileira e que expressa a institucionalização do racismo e violência de gênero imposto as mulheres, em especial as mulheres negras.

Profª Dra. Maria Inês da Silva Barbosa.

Ocupar um espaço de fala numa Conferência Municipal de Saúde por uma mulher negra é a possibilidade de potencializar e visibilizar as vozes de todas as pessoas que dentro das políticas públicas são cerceadas a seu acesso, como é o caso das populações empobrecidas, pretas, periféricas, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência e a população LBGTQIAPN+. Enquanto direção do CRESS-SP, defendemos os espaços e instâncias de participação e controle social na construção coletiva e fortalecimento das políticas públicas, em especial o Sistema Único de Saúde (SUS), que tem sua história imbricada com a participação popular.

Cercear a fala da Professora Maria Inês na mesa magna da Conferência Municipal de Cuiabá de forma abrupta e violenta, é silenciar todas, todos e todes que ela representa. O seu cerceamento não se dá apenas sob a retórica do uso a linguagem neutra, mas também pelo fato de ser mulher, negra e com autoridade e poder de representatividade e posicionamento político no que se refere a saúde da população.

Ao fazer enfrentamento à violência institucional imposta pelo prefeito municipal de Cuiabá, teve o seu direito constitucional de livre expressão aviltado violentamente, ferindo assim a possibilidade de vivência plena da democracia e do que reflete o V Princípio de nosso Código de Ética “posicionamento em favor da equidade e justiça social, que assegure universalidade de acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais, bem como sua gestão democrática.

O CRESS-SP, enquanto autarquia pública, por meio de sua Gestão2023-2026 “Nossas histórias vêm de longe, pra que o amanhã não seja só um ontem” e que faz a defesa intransigente dos direitos humanos se solidariza com a Professora Doutora Maria Inês da Silva Barbosa, que como Tereza de Benguela e todas as mulheres insurgentes que continuam na luta incessante, ombro a ombro com a classe trabalhadora para consolidar um SUS com a força do povo, participação social e políticas públicas, não deixam de ecoar suas vozes por direitos e liberdades.

E para demonstrar ainda mais nossa solidariedade à Professora Maira Inês, emprestamos de Conceição Evaristo um trecho de seu poema Vozes-Mulheres: 

“A voz de minha filha
recolhe todas as nossas vozes
recolhe em si
as vozes mudas caladas
engasgadas nas gargantas. 

A voz de minha filha
recolhe em si
a fala e o ato.
O ontem – o hoje – o agora.
Na voz de minha filha
se fará ouvir a ressonância
O eco da vida-liberdade.”


São Paulo 31 de julho de 2025.
 

CONSELHO REGIONAL DE SERVIÇO SOCIAL

CRESS-SP – 9ª REGIÃO

“Nossas histórias vêm de longe, pra que o amanhã não seja só um ontem”

Mais Notícias 

adidas eqt   | adidas eqt 9317   | adidas eqt adv   | adidas eqt adv 9317   | adidas eqt adv pk   | eqt adv shoes   | eqt adv 93   | eqt adv 9317   | eqt adv black green   | eqt adv pk   |