I Seminário Nacional Serviço Social e a Luta Anticapacitista marca a história do CFESS e CRESS-PE

A primeira edição do Seminário Nacional Serviço Social e a Luta Anticapacitista* ocorreu nos últimos dias 4 e 5 de abril em Recife (PE). Realizado pelo CFESS e pelo CRESS-PE, o seminário contou com aproximadamente 400 pessoas de todo o país: assistentes sociais, estudantes de Serviço Social e profissionais de áreas diversas.

Foram dois dias de intensas atividades e discussões, e contou com nomes como Lucia Paiva, Estênio Azevedo e Emilly Marques.

Segundo informações do portal do CFESS, na mesa “Ética e Luta Anticapacitista”, a presidenta do CFESS Kelly Melatti abordou os fundamentos éticos, pilares da luta anticapacitista no Serviço Social. “Nossa implicação na luta anticapacitista é intrínseca, pois carrega em si uma dimensão ética. O convite aqui é para que nós, assistentes sociais, possamos fazer a reflexão ética, com a sustentação do valor da liberdade e dos princípios de nosso Código de Ética, portanto, das possibilidades de pessoas com deficiência de existir eticamente”, reflete Kelly Melatti.

Wesley - Comitê de Luta Anticapacitista

Wesley – Comitê de Luta Anticapacitista

Wesley Santos de Oliveira, assistente social e poeta, convidado para representar o CRESS-SP no Seminário Serviço Social e a Luta Anticapacitista conta sua experiência no evento.

Teve o congresso da virada que viabiliza o direito do serviço social dentro da sociedade. O seminário ele também traz esse setor de responsabilidade com essa luta de minoria que é da pessoa com deficiência. E eu estando lá, representando CRESS São Paulo, foi algo que me marcou muito dentro da história do serviço social.

A luta não acaba só no seminário e ela continua pós seminário, então essa representatividade foi muito importante para mim, marcou o meu fazer profissional como assistente social, afirma Wesley Santos de Oliveira.

Conforme as agentes fiscais do CRESS-SP, Giovana Altomar e Bianca Veiga, “a capacitação e o seminário foram muito ricos, em relação ao tema que era necessário e urgente de pautar no conjunto CFESS/CRESS, e também porque garantiu a participação de assistentes sociais com deficiência, o que fez daquele momento um lugar de acolhida, pertencimento e reconhecimento. Acreditamos que esse foi o primeiro momento, e que agora os regionais precisam implementar o que foi apreendido e difundir o conhecimento para todos as/os funcionárias/os”, formularam as agentes.

Série “assistente social no combate ao preconceito” tem novo caderno

O Seminário Nacional Serviço Social e a Luta Anticapacitista promoveu, também, o lançamento do caderno 9 da série “Assistente Social no Combate ao Preconceito” , que trata sobre o capacitismo e traz sugestões de filmes, além da linguagem dinâmica. O caderno é de autoria da assistente social autista Camila Jasmim.

Falar sobre capacitismo é tratar de um termo que dá visibilidade ao debate, trazendo um conceito-chave para entender uma opressão que é estrutural em nossa sociedade. Não existe assistente social que não trabalhe com pessoas com deficiência, analisou Camila.

A conselheira do CFESS Alana Rodrigues, que coordena o Comitê Anticapacitista do CFESS, participou do lançamento e enfatizou: “Hoje a gente lança um caderno que contribui para o aprofundamento do debate sobre capacitismo, escrito por quem sofre esse preconceito: uma pessoa com deficiência. Queremos dar visibilidade ao debate, mas principalmente às estratégias de como ser anticapacitista”.

CRESS-SP na Luta Anticapacitista

Em dezembro de 2024, o CRESS-SP realizou oficina “Democratização do acesso e acessibilidade”, atividade que lançou oficialmente o Comitê Assistentes Sociais na Luta Anticapacitista. A oficina foi organizada de modo a refletir a acessibilidade enquanto direito humano fundamental e foram tratados temas, como: conceitos e ferramentas como audiodescrição, descrição da imagem e do ambiente, texto alternativo e uso de libras e legendas. Além disso, foi trazida a concepção da construção social de deficiência, como se relaciona com a história e as lutas sociais, dentro de um contexto político e interseccional, envolvendo questões de gênero, classe e raça. Neste dia, também, foi lançado o Comitê Assistentes Sociais na luta anticapacitista no Cress-Sp vinculado a CAEDH – Comissão Ampliada de Ética e Direitos Humanos. O Comitê tem como objetivo articular ações, reflexões e encontros de profissionais com compromisso na defesa dos direitos da pessoa com deficiência. É composto pela direção, assistentes sociais de base e profissionais envolvidos com a pauta. Clique aqui e assista.


*O evento reúne profissionais de todo o Brasil na capital pernambucana e tem transmissão ao vivo pelo canal do CFESS no YouTube e pelo canal do CRESS-PE (neste com audiodescrição).

PARA ASSISTIR OS DOIS DIAS DO SEMINÁRIO, CLIQUE AQUI

CONFIRA AS ÍNTEGRAS DAS NOTÍCIAS DO SEMINÁRIO EM www.cfess.org.br

Fonte: CFESS, CRESS-SP

Mais Notícias 

adidas eqt   | adidas eqt 9317   | adidas eqt adv   | adidas eqt adv 9317   | adidas eqt adv pk   | eqt adv shoes   | eqt adv 93   | eqt adv 9317   | eqt adv black green   | eqt adv pk   |