São quatro vídeos que explicam a importância de ficar em dia para a manutenção das funções precípuas do CRESS-SP
No mês de outubro, o CRESS-SP lançou uma série de vídeos explicativos com o objetivo de refletir junto a categoria sobre a importância da adimplência para a manutenção das ações do Conselho. Sendo a anuidade a única fonte de recurso, ela promove além das funções finalísticas, que são aquelas essenciais para o trabalho de assistentes sociais, outras funções de caráter político, como as representações em reuniões e articulações junto ao poder público, e administrativas, como aquisição de materiais de escritório e limpeza, contratação e manutenção de rh, pagamento de contas de consumo, dentre outras.
Um levantamento realizado pela Comissão de Inscrição e Inadimplência (COMINS) mostrou que dos 46.005 profissionais ativos, cerca de 8.648 tem algum tipo de débito junto ao Conselho, totalizando o valor de R$ 24.188,717,99. Para a COMINS, esse déficit implica diretamente no planejamento do CRESS, sendo necessária uma ação inter comissões como estratégia para organizar ações e atividades conjuntas nesse debate.
Os vídeos publicados foram produzidos a partir das premissas estabelecidas pela Política Nacional de Inadimplência do Conjunto CFESS-CRESS, que entre os seus objetivos estão o de realizar ações preventivas e educativas que orientem as/os profissionais sobre a importância de manterem sua regularidade perante o Conselho, destacando o impacto da inadimplência para o conjunto das ações de planejamento e da categoria, e o estímulo à regularização para profissionais que estão em situação de inadimplência, proporcionando meios para regularização, com possibilidade de parcelamentos ou outras formas de facilitação, a fim de evitar que a inadimplência se perpetue.
Os vídeos buscam incentivar essas práticas para que não seja necessária a última instância, que é a cobrança, com a inclusão do nome do profissional na dívida ativa, tendo como consequência o protesto em cartório.
Nos próximos meses serão apresentados novos vídeos de orientação à categoria sobre adimplência, com a apresentação de dados sobre como a anuidade fortalece e defende a profissão de Serviço Social, dando suporte nas ações legais e políticas em variadas esferas de atuação. e
As/Os assistentes sociais que necessitarem, podem levantar os seus débitos através das Seccionais ou do Setor de Cobrança do CRESS-SP. Inclusive, por meio do atendimento é possível levantar se o valor devido já foi encaminhado para dívida ativa ou protesto.
Consulte os e-mails e telefones dos setores