Inscrições para seminário nacional são gratuitas e estarão abertas a partir de fevereiro.
Os impactos dos fluxos migratórios por conta de guerras e crises econômicas têm influenciado ações sociais e políticas públicas dos governos ao redor do mundo. Por conta das preocupações decorrentes desses novos desafios, em 2016 está previsto o “Seminário Nacional de Serviço Social, Relações Fronteiriças e Fluxos Migratórios Internacionais”.
Participantes no 44º Encontro Nacional do conjunto CFESS/CRESS, de 2015
A atividade é deliberação do eixo de Relações Internacionais do 43º Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS, realizado em setembro de 2014. Em 2015, já ocorreram cinco encontros de âmbito regional por todo o país: Rio Branco (AC), Curitiba (PR), Salvador (BA), Cuiabá (MT) e São Paulo (SP)
Com as mudanças de migrações de estrangeiros para o Brasil, o conjunto CFESS-CRESS tem acompanhado o Projeto de Lei nº 2.516/2015, do Senado Federal, que institui uma nova “Lei de Migração”, alterando o atual “Estatuto do Estrangeiro”. De acordo com o site do CFESS, “a política migratória brasileira será regida também pelo repúdio e prevenção à xenofobia, ao racismo e a qualquer forma de discriminação, pela não criminalização da imigração e não discriminação em razão dos critérios e procedimentos pelos quais a pessoa foi admitida no território nacional”.
serviço:
Seminário Nacional Serviço Social, Relações Fronteiriças e Fluxos Migratórios Internacionais
Quando: 6, 7 e 8 de julho de 2016
Onde: Belém (PA)
Inscrições: a partir de fevereiro de 2016, pelo site do CFESS
Valor: gratuito
Vagas limitadas
Veja aqui a nota do CFESS sobre a atividade.