Bibliotecária e assistente encerram carreira marcada por dedicação na biblioteca “Elma da Costa Ribeiro”

Encerrar ciclos na vida profissional é oportunizar abertura de novas experiências, é momento de reflexão e reconhecimento por todas as batalhas vencidas e gratidão por todas as conquistas alcançadas. Às novas gerações, fica o legado, de profissionais que atuaram bravamente para oferecer atendimento especializado e dedicado à capacitação e formação de todos os envolvidos e interessados.

Na última semana, Carmem Fernanda Pedro Teixeira, bibliotecária e Gilda Alves Pereira,  assistente de Administração e Serviços, encerram um ciclo de aproximadamente 30 e 25 anos, respectivamente, de trabalho e se despedem da Biblioteca “Elma da Costa Ribeiro” e de todos os públicos que frequentam e utilizam dos serviços do local para pesquisa, aprendizagem e atualização profissional.

A partir de agora, se preparam para abrir caminhos e aproveitar os frutos de anos de dedicação, profissionalismo, carinho, amor e respeito pelo trabalho e por todos que contribuíram para essa respeitosa e admirável trajetória profissional. Nem todos possuem o privilégio de trabalhar por tanto tempo e de forma tão digna e honrosa, como são reconhecidas Carmem e Gilda.

História

Carmem iniciou as atividades no Conselho Regional do Serviço Social de São Paulo em janeiro de 1993, contando com uma trajetória muito intensa e que representou grande desafio na vida profissional da bibliotecária. Segundo ela, quando ingressou, pode contar com o acolhimento da categoria que fez doações de várias publicações e contou sobre sua empolgação referente à reabertura da Biblioteca.

“De imediato me identifiquei com as questões do Conjunto CFESS/CRESS. No ano de 1993,  o novo Código de Ética e a Lei de Regulamentação do Serviço Social foram aprovados. Os Conselhos Regionais estavam em plena comemoração. Foi uma grande conquista da categoria. Ao me apropriar dessas normativas, me encantei com os detalhes a preocupação dos profissionais, com a população e com as questões sociais. Pouco tempo depois, várias legislações foram implantadas como, por exemplo, a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Política Nacional de Assistência Social (PNAS), entre outras. Senti logo a necessidade de compilar e informar os/as profissionais, pois os diversos concursos públicos exigiam essas legislações nos editais e a categoria precisava se apropriar dessas leis  para poder exercer suas atividades. Foram inúmeras as solicitações de legislações para poder atender a demanda. O CRESS-SP lançou a Legislação Brasileira para o Serviço Social e hoje já está na 4ª edição. Nessa época trabalhávamos eu o José Luís Malheiros e logo de início houve uma grande integração. Ele, funcionário do Conselho há bastante tempo, conhecia bem o funcionamento e muito colaborou para o trabalho”.

Carmem conta que passou por vários processos evolutivos dentro da carreira profissional, acompanhando as exigências,  do mercado de trabalho. Ela destaca também que a biblioteca oferecia um serviço telefônico onde eram feitos diversos atendimentos de informação de empregos da semana, o chamado “bolsa de empregos”.

Segundo a profissional, esse serviço foi muito importante para os profissionais, contabilizando uma média diária de 30 ligações. Com o passar do tempo e modernização do sistema, o serviço passou a ser oferecido por meio de gravação de voz, em que as vagas e os concursos da semana eram divulgados.

Com a evolução tecnológica e advento do computador e a internet, a divulgação das oportunidades passou a ser realizada dentro do portal do CRESS-SP, com o envio da listagem para as Seccionais, para o setor de fiscalização e para os/as profissionais que solicitavam receber por e-mail, serviço realizado até hoje. “A Biblioteca pesquisa e capta os concursos e vagas para oferecer aos profissionais esse serviço personalizado”, ressalta a bibliotecária.

 

Parceria de sucesso

Em 1997, Gilda Alves Pereira, iniciou sua atuação no CRESS-SP, trabalhando como auxiliar de limpeza. Passados aproximadamente três anos, ingressou na biblioteca exercendo o cargo de assistente por mais de 20 anos.

Para Gilda, foram anos de aprendizagem e muitas conquistas. Ela acredita que os/as profissionais do Serviço Social merecem esse atendimento humanizado, específico e de grande valia para a formação, capacitação e atualização de suas carreiras.

Dando seguimento à cultura interna da biblioteca e com o sucesso dessa parceria e forte representatividade, a biblioteca participou ativamente nas sugestões bibliográficas para concursos e diversas pesquisas; na separação dos matérias dos conteúdos dos editais para empréstimos; na compilação de legislações, que a toda hora são modificadas; no acompanhamento das de provas; classificações e chamadas para os classificados assumirem os cargos.

“Além do processamento técnico, realizávamos o atendimento presencial; por e-mail e, para as seccionais,  as publicações seguiam via malote, para consulta local dos profissionais. Enfim, em todo tempo houve mudanças em todos os segmentos de atuação da categoria e nós acompanhávamos, com muita atenção e dedicação, sempre oferecendo as melhores informações aos nossos públicos e serviços exemplares”, explicou Carmem.

Um importante fato, motivo de orgulho e reconhecimento, é que, além dos serviços citados, de acordo com Carmem, a biblioteca passou a pesquisar e acompanhar os Projetos de Leis, principalmente aqueles de cargas horárias, salários, serviço social escolar, entre outros. Por meio da biblioteca, os/as profissionais têm acesso à compilação de todos os Códigos de Éticas e as evoluções de cada nova edição. “O CRESS-SP foi o primeiro do Brasil a fazer essa divulgação”, destacou a bibliotecária.

Em todos esses anos de atuação, as profissionais se atualizavam conforme exigência do mercado. Cada vez mais, as diversas solicitações foram se tornando mais específicas: Serviço Social na educação, no judiciário, na empresa, junto à população em situação de rua, na saúde, na penitenciária, pessoas com deficiência, drogas, supervisão de estágios, atribuições profissionais, uma infinidade de campos de atuação da categoria e que eram acompanhadas pela biblioteca, com o objetivo de oferecer as informações de forma responsável e eficiente para a formação, capacitação e profissionalização dos envolvidos.

“Estudei profundamente cada assunto para poder dar conta das demandas, pois também atendemos os/as estudantes para realizarem os trabalhos de conclusão de curso (TCCs). Aprendi muito e foi um aprendizado contínuo e acelerado, pois cada vez mais os assuntos e demandas exigiam pesquisas científicas e uma disseminação de informações com conteúdos relevantes. É difícil resumir em poucas palavras o vínculo, o respeito e a admiração por essa categoria tão batalhadora por seus direitos e os da população”, destacou Carmem.

Hoje, com o objetivo de contribuir para a formação e ao sucesso profissional de todos/as assistentes sociais, a biblioteca conta com um acervo de mais de 7.500 títulos, e atende assistentes sociais, estudantes de graduação e pós-graduação em Serviço Social; mestrandos; doutorandos e Seccionais do CRESS-SP.

Aposentadoria

Agora, aos 67 anos, Carmem sente a necessidade de parar para poder descansar. Esse novo caminho ainda a faz sentir fora do ninho, pois foram anos de dedicação verdadeira para colaborar com esses diversos processos, mas ressalta a importância de desfrutar de um descanso profissional e elaborar novas experiências na vida pessoal.

Gilda também ingressa nesta nova etapa da vida, levando os frutos de uma vida profissional de muita dedicação, aprendizagem e respeito a todos/as os/as profissionais da categoria. Ambas realizaram um trabalho buscando sempre responder às expectativas de todos os públicos.

“O CRESS-SP sem a biblioteca não existe. Todos os setores são importantes, mas a biblioteca não pode parar. Eu estou muito feliz neste momento, assim como sempre fui trabalhando no Conselho. Todos me respeitavam e me tratavam muito bem e hoje eu só tenho a agradecer. Em especial, minha gratidão à Carmem que me ensinou cada detalhe das minhas atribuições, com muito respeito e carinho”, se despede Gilda.

“Nesse momento também presto uma homenagem a todas as direções do CRESS-SP, Sede e Seccionais, a toda categoria, profissionais formados e estudantes, aos/às funcionários/as, enfim a todos/as que passaram pela biblioteca. Apresento minha gratidão e saudades de tempos de muito aprendizado e de vínculos verdadeiros. Desejo que em breve a Biblioteca Elma da Costa Ribeiro continue de forma viva a prestar serviços de qualidade sempre atendendo essa categoria linda e generosa. Recebam todos/todas e todxs meu respeito, minha admiração e meu carinho. Muito muito obrigada”, finalizou Carmem.

 

 

Mais Notícias 

adidas eqt   | adidas eqt 9317   | adidas eqt adv   | adidas eqt adv 9317   | adidas eqt adv pk   | eqt adv shoes   | eqt adv 93   | eqt adv 9317   | eqt adv black green   | eqt adv pk   |