Mais de cem assistentes sociais lotam Assembleia Geral em conjuntura de desafios

Cerca de 180 profissionais elegem delegados e debateram conjuntura política; entre as moções aprovadas está o repúdio à atuação de prefeituras em relação às populações de rua

DSC_0038

Assistentes sociais debatem conjuntura que demanda novos desafios para os profissionais do serviço social. foto: Matheus Steinmeier

A primeira Assembleia Geral de 2016 efetivou processo coletivo de maturidade política e de consolidações de avanços do CRESS-SP.

Realizada no centro da Capital do Estado de São Paulo no último sábado, 18/06, a reunião deliberativa mais importante do Conselho concluiu processos fundamentais, como a aprovação de prestação de contas de 2015 e a avaliação do cumprimento das deliberações do conjunto CFESS/CRESS e dos planos de ação, aprovados desde 2014, o início da gestão “Ampliações: das lutas coletivas à emancipação”.

Além dos temas de importância vital para a manutenção da gestão da autarquia pública, uma mesa de conjuntura trouxe debates vívidos sobre a atual conjuntura política. A assistente social e Conselheira do CRESS-SP Kelly Melatti, que compôs a mesa, reivindicou a autonomia política como caráter fundamental para a manutenção da defesa do projeto ético-político do conjunto CFESS/CRESS apesar das divergências táticas de análises de conjuntura em um momento de mudanças profundas. “Temos que nos colocar e nos posicionar para podermos dizer: temos divergência, sim, mas estamos dispostos a construir no pluralismo uma estratégia e uma alternativa de acordo com os interesses da classe trabalhadora em uma luta por outra ordem social sem classes e sem opressões”, concluiu.

Após os debates, foi aberto processo de eleição de delegados/as da base e referendo dos/das representantes da direção que irão compor a delegação para o Encontro Descentralizado Sudeste (em Minas Gerais) e Encontro Nacional CFESS/CRESS, que ocorrerá em Cuiabá, MT.

Ao final da Assembleia, foram elaboradas e aprovadas moções, entre elas, “Moção em repúdio à negligência de prefeituras municipais em relação às populações em situação de rua”, reivindicando que a negligência em relação à não atuação de gestores públicos pode acarretar sanções como a de improbidade administrativa.

No domingo, dia 19/6, o Fórum de Dirigentes encerrou as atividades iniciadas na sexta-feira, dia 17/6. Entre outros assuntos, foram discutidos o balanço da Assembleia e do encontro, vistos como um avanço de organização e amadurecimento.

Confira as moções na íntegra:

MOÇÃO DE REPÚDIO À NEGLIGÊNCIA DAS PREFEITURAS MUNICIPAIS NO ESTADO DE SÃO PAULO

MOÇÃO DE REPUDIO CONTRA A IMPOSIÇÃO DO SIMULADO ENADE 2016 (KROTON-ANHANGUERA-SBC)_CRESS-SP

MOÇÃO DE REPÚDIO CONTRA LGBTFOBIA

MOÇÃO CONTRA A PEC DO NOVO REGIME FISCAL – PEC 241.2016_CRESS-SP