Vem aí o 48º Encontro Descentralizado dos CRESS da Região Sudeste em São Paulo

Identidade do 48º Encontro Descentralizado dos CRESS da Região Sudeste. Arte: Dayane Reis ( CRESS-MG)

Acontece em São Paulo/SP, nos dias 26, 27 e 28 de julho, o 48º Encontro Descentralizado dos Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS) da Região Sudeste, com o tema: “No mar de lama, no calor do incêndio, na bala perdida: Quanto vale a vida dos/as trabalhadores/as?”.

O Encontro deverá reunir aproximadamente 100 participantes, sendo parte da delegação composta por assistentes sociais eleitas/os em assembleia geral da categoria em seus regionais, além de  conselheiras/os do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e dos CRESS da Região Sudeste.

Um diferencial este ano será a transmissão ao vivo da abertura do evento no dia 26 de julho, a partir das 14h, com a mesa de abertura composta pelas entidades da categoria (ABEPSS, ENESSO, CFESS e CRESS da Região Sudeste) seguida da mesa principal, já com presença confirmada das palestrantes Profa. Dra. Roberta Traspadini (UFES/ES); Profa. Dra. Adriana Dutra (UFF/RJ) e Profa. Dra. Damares Vicente (PUC/SP).

Seguindo a metodologia do conjunto CFESS-CRESS, essa etapa é de avaliação das deliberações construídas e aprovadas na ocasião do 47º Encontro Nacional, realizado em 2018, na cidade de Porto Alegre (RS).

Todos os debates e encaminhamentos propostos nestes três dias de Encontro serão levados em setembro às plenárias do Encontro Nacional, instância máxima de deliberação da categoria profissional, a ser realizado em Belém (PA).

Identidade criada para o Encontro Descentralizado Sudeste

A peça gráfica criada pela assessoria de comunicação do CRESS-MG após as reuniões da comissão organizadora do evento procurou representar os estados da região sudeste e as principais problemáticas enfrentadas pelo direito à cidade.

A ilustração é marcada pelo contorno do mapa territorial da Região Sudeste do Brasil,  sendo a cor laranja representada pelo estado de São Paulo e os incêndios em ocupações;  Minas Gerais na cor marrom e os crimes ambientais de Mariana e Brumadinho;  Rio de Janeiro retratado na cor vermelha pelas balas perdidas e, por fim, o Espírito Santo, nas cores verde e marrom representadas pela tragédia ambiental da lama no Rio Doce.  Já as quatro mãos representadas, retratam a diversidade e união tanto dos Conselhos, quanto da categoria de assistentes sociais do Sudeste. Todas elas seguram com firmeza e levantam a mesma bandeira, que traz os dizeres centrais do tema do Descentralizado 2019.