Seccional Santos divulga nota de repúdio contra ação da PM

Nota de Repúdio e de Indignação

O Conselho Regional de Serviço Social do Estado de São Paulo (CRESS-SP)/Seccional Santos – Gestão Incluir para Transformar manifesta seu repúdio à forma que as/os servidoras/es públicas/os da cidade de Cubatão/SP foram tratados quando, no último dia 28/03, na Câmara de Cubatão, seria votado a reforma administrativa da prefeitura e um pacote de medidas que retirara direitos adquiridos historicamente, os servidores se reuniram na frente da Câmara, que fica ao lado da prefeitura para protestar pacificamente contra essas alterações e retirada de direitos.

Momentos depois, a tropa de choque da Polícia Militar apareceu jogando bombas, tiros com balas de borracha e bombas de gás lacrimogêneo, ferindo diversas pessoas que participavam da manifestação, inclusive jornalistas que cobriam os protestos. Os servidores em protesto democrático em defesa dos seus direitos, por meio de manifestação pacífica garantida na nossa Constituição Federal, foram surpreendidas/os pela ação truculenta, violenta, desmedida e desastrosa da tropa de choque da Polícia Militar, acionada pelo Poder Público que, em vez de abrir espaço para o diálogo com as/os servidoras/es, ouvindo as suas reivindicações legítimas, agiu de forma arbitrária, acionando a força militar para a contenção, controle e dispersão da manifestação, ocasionando uma série de ocorrências com as/os servidoras/es e a imprensa presente que fazia a cobertura das reivindicações, ocasionando o ferimento em diversas pessoas.

Reafirmamos, por meio desta Nota, o nosso apoio total e irrestrito às/aos servidoras/es municipais da cidade de Cubatão/SP que estão legitimamente lutando pela garantia dos seus direitos.

Conselho Regional de Serviço Social do Estado de São Paulo (CRESS-SP)

Seccional Santos – Gestão Incluir para Transformar

#nenhumdireitoamenos