Estão abertas as inscrições para o Ciclo Formativo Racismo e Luta Antipunitivista

Encontros visam promover reflexões sobre o punitivismo e suas expressões na cena contemporânea

Estão abertas as inscrições para o Ciclo Formativo Racismo e Luta Antipunitivista, atividade organizada pelo Comitê Assistentes Sociais no Combate ao Racismo do CRESS-SP.  Os encontros serão realizados na  plataforma Zoom, e será dada prioridade de participação às/aos assistentes sociais e demais  profissionais com atuação na  Fundação CASA, Secretaria de Administração Penitenciária, Hospitais de Custódia, Hospitais Psiquiátricos, Comunidades Terapêuticas, SAICAS – Serviços de Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes, SMSE – Serviços de Medida Socioeducativas em meio aberto, CREAS e integrantes do Comitê de AS no Combate ao Racismo.

Ao todo, serão ofertadas 210 vagas, sendo 50 delas também destinadas para estudantes. Os encontros serão mensais e  realizados nos dias 16/08, 13/09, 04/10, 25/10 e 22/11, das 19h30 às 21h30.

 

 

Relevância da formação para o exercício profissional

As/os profissionais do Serviço Social tem, no seu exercício profissional, como princípio ético e posicionamento político, a luta contra todas as formas de punitivismo materializando a defesa intransigente dos direitos humanos. Comprometidas/os com uma atuação que materialize este princípio, é importante a reflexão sobre o punitivismo e suas expressões na cena contemporânea, compreendendo de forma crítica os rebatimentos desta condição na realidade social, de forma a qualificar cada vez mais a intervenção profissional.

Por essa razão, o Conjunto CFESS-CRESS deliberou durante a Plenária Nacional em 2021, a continuidade nos debates e reflexões junto a categoria profissional com o objetivo de incidir politicamente, junto com outros sujeitos políticos, em espaços e articulações da luta antipunitivista, antirracista, antiproibicionista, pelo desencarceramento da população, contra a violência policial e contra a criminalização das mulheres, com vistas ao abolicionismo penal e à defesa da política de redução de danos.


Programação:


Módulo Luta Antipunitivista

Encontro 01 –  Racismo e Punitivismo, do discurso da Garantia de Direitos ao Controle dos Comportamentos: O que o Serviço Social tem a ver com isso?

Data: 16/08 – 19h30

Palestrante:  Prof. Jefferson Lee de Souza Ruiz: Assistente social, mestre e doutorando pela Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor na Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Autor de “Direitos humanos e concepções contemporâneas” (Cortez); co-autor de “Direitos humanos e Serviço Social” (Saraiva); co-organizador de “Mídia, questão social e Serviço Social” (Cortez), dentre outras publicações.


Módulo Abolicionismo

Encontro 01 –  Ressocializar é Garantir Direitos?: As armadilhas apresentadas para o trabalho profissional da/o assistente social.

Data: 13/09 – 19h30

Palestrante: Monique Cruz: Assistente social formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre e doutoranda em Serviço Social pelo Programa de Pós-graduação da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSS/ESS/UFRJ). Pesquisadora em Violência Institucional e Segurança Pública da organização Justiça Global.

Encontro 02 –  Da colonização do Brasil aos tumbeiros das prisões modernas: a urgência do debate abolicionista no Serviço Social.

Data: 04/10 – 19h30

Palestrante:  Profa Renata Cristina Gonçalves dos Santos : Docente da Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista, onde coordena o Núcleo de Estudos Heleieth Saffioti – Gênero, Sexualidades, Feminismos – juntamente com a Profa. Cristiane Gonçalves, e o Núcleo de Estudos Reflexos de Palmares: análise da questão racial no Brasil, em parceria com o Prof. Deivison Nkosi Faustino.


Módulo Antiproibicionismo

Encontro 01-  É proibido proibir? A Defesa intransigente de direitos humanos e o antiproibicionismo.

Data: 25/10 – 19h30

Palestrante:  Sálvia Karen dos Santos Elias –Assistente social, Mestre em Serviço Social e Desenvolvimento Regional pela UFF, Doutoranda em Serviço Social pela UFRJ

 

Encontro 02 – A criminalização e privação de liberdade: por trás da guerra às drogas está o RACISMO.

Data: 22/11/2021

Palestrante: Rachel Gouveia Passos: Professora Adjunta da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro, professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Política Social da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense. É Pós-doutora em Serviço Social e Políticas Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (2018); Doutora em Serviço Social pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016), tendo realizado estágio doutoral na Universidade de Coimbra/Portugal; Especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz (2009)


 

Mais Notícias 

adidas eqt   | adidas eqt 9317   | adidas eqt adv   | adidas eqt adv 9317   | adidas eqt adv pk   | eqt adv shoes   | eqt adv 93   | eqt adv 9317   | eqt adv black green   | eqt adv pk   |